Contacto principal
Faculdade de Educação – Rua 235, S/N Setor Universitário – Goiânia - Local: NEDESC (Núcleo de Estudo e Documentação: Educação, Sociedade e Cultura)Goiânia, Goiás
BR 74605-050
O foco do Centro Memória Viva são os registros históricos de experiências em Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Popular e Movimentos Sociais em Goiás, produzidos desde 1960 até o contexto atual. Atualmente o acervo do Centro é composto por três coleções:
Coleção ‘Movimento de Educação de Base em Goiás’, criada pela professora Maria Emilia de Castro Rodrigues, que reúne documentos do MEB que tratam de sua organização e funcionamento administrativo e pedagógico, suas atividades e campanhas de alfabetização, programas de ensino e material didático. Como também documentos sobre o MEB, como referências, entrevistas com envolvidos, registros do envolvimento do MEB com sindicalismo, movimentos de educação popular e outros.
Coleção “Educação como direito de todos: produção de conhecimento e valorização da diversidade para inclusão social”, criada pela professora Maria Margarida Machado que reúne uma seleção de trabalhos apresentados nas reuniões da Associação Nacional de PósGraduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) sobre temas de interesse da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), tais como: educação de jovens e adultos, educação do campo, educação quilombola, educação prisional, educação e diversidade ético racial, educação indígena, educação especial, educação em direitos humanos.
Coleção “Pesquisa Documental na Secretaria de Educação do Estado de Goiás: Redescobrindo a história da Educação de Jovens e Adultos - EJA em Goiás”, criada pela professora Maria Margarida Machado que reúne um de documentos da Secretaria de Estado da Educação de Goiás e pelo Conselho Estadual de Educação de Goiás, que tratam da Educação de Jovens e Adultos. Reúne ainda seleção artigos sobre Educação de Jovens e Adultos, identificados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Artigos publicados em periódicos:
MACHADO, M. M. (Org.). Ler Gramsci para pensar a política e a educação. 1 ed. Goiânia-GO: Scotti, 2020. 320p.
MACHADO, M. M.; BARROS, R. . Aspectos da construção histórica da identidade da educação de jovens e adultos no Brasil e em Portugal: enfoque na agenda política e suas práticas discursivas. CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 19, p. 91-109, 2020.
MACHADO, M. M.; LAGO, S. N. . Políticas de Certificação para Jovens e Adultos ? o caso dos Exames de Madureza. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, v. 8, p. 1-9, 2020.
COSTA, C. B. ; OLIVEIRA, L. M. J. ; MACHADO, M. M. . Alfabetização de Jovens e Adultos no Distrito Federal: disputas de concepções nas décadas de 1950 a 1990. REVISTA BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO, v. 1, p. 79-99, 2019.
RODRIGUES, M. E. C.; ROCHA, J. G. ; VALDEZ, D. . Benedito e Jovelina: A História da Alfabetização de Trabalhadores Rurais em Goiás nos Anos Sessenta (Século XX). REVISTA BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO, v. 1, p. 100-123, 2019.
HERNÁNDEZ, R. M. ; MACHADO, M. M. ; GONZÁLEZ-MONTEAGUDO, J. . Training of Adult Workers in Europe and Brazil. Between Emancipatory Education and Recycling for the Market. INTERNATIONAL JOURNAL OF EDUCATIONAL RESEARCH AND INNOVATION, v. 9, p. 297-315, 2018.
MACHADO, M. M.. Thesaurus da educação popular e da educação de jovens e adultos. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, v. 23, p. 1-8, 2018.
MACHADO, M. M.. Educação de adultos em Portugal e no Brasil: aproximações e distanciamentos. HOLOS (NATAL. ONLINE), v. 5, p. 271-284, 2018.
RODRIGUES, M. E. de C.; COSTA, C. B. Trabalho e educação popular: diálogos entre educação profissional e educação de jovens e adultos. In: Revista da Educação Pública. v. 27, nº 65/1. Cuiabá: UFMT, maio/ago.2018. p 447-467.
MACHADO, M. M. Aprendendo com Histórias de vida: um estudo sobre biografias e autobiografias. In: Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, V.5, p. 139-158, 2017.
RODRIGUES, M. E. de C.; COSTA, C. B.; GOMES, D. C. Movimento de Educação de Base em Goiás no Centro Memória Viva. In.: Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, vol. 3, nº 6, 2015. (ISSN 2317-6571 on line).
RODRIGUES, M. E. de C.; MACHADO, M. M.; SILVA, D. C. da. Centro Memória Viva: Documentação e Referência em EJA, Educação Popular e Movimentos Sociais. In: Revista Paidéia. Belo Horizonte, MG, 2014. (ISSN 2316-9605 – on-line).
RODRIGUES, M. E. de C.; MACHADO, M. M.. Educação de adultos em disputa – da pedagogia emancipatória à concepção “evolucionária”. In: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - RBPAE, v. 30, p. 329-349, 2014.
Livros publicados:
RODRIGUES, M. E. C. (Org.); MACHADO, M. M. (Org.) . Educação de jovens e adultos trabalhadores - produção de conhecimentos em rede. 1ª. ed. Curitiba: Appris Editora, 2018. v. 1. 165p .
COSTA, C. B.; MACHADO, M. M. Políticas Públicas e Educação de Jovens e Adultos no Brasil. São Paulo: Ed. Cortez, 2017.
RODRIGUES, M. E. de C.; BORGES, E. M. F; MACHADO, M. M.. Dicionário de Educadores e Educadoras em Goiás: Séculos XVIII-XXI. Goiânia: Imprensa Universitária, 2017.
VALDEZ, D. (Org.) ; FERREIRA, M. S. (Org.) ; RODRIGUES, M. E. C. (Org.) ; MACHADO, M. M. (Org.) . A história guardada no Centro Memória Viva: Educação de Jovens e Adultos, educação popular e movimentos sociais. 1ª. ed. Goiânia - GO: Cânone Editorial, 2015. v. 1. 128p .
VALDÉS, R. (Org.) ; PILZ, D. (Org.) ; RIVERO, J. (Org.) ;MACHADO, M. M.(Org.) ; WALDER, G. (Org.) . Contribuições conceituais da educação de pessoas jovens e adultas: rumo à construção de sentidos comuns na diversidade. 1. ed. Goiânia: Editora UFG, 2014. 2010p .
Capítulos de livros
COSTA, C. B.; RODRIGUES, M. E. C. . Subalterno e oprimido: Diálogo com Gramsci e Freire. In: MACHADO, M. M. (Org.). Ler Gramsci para pensar a política e a educação. 1 ed.Goiânia-GO: Scotti, 2020, v. 1, p. 187-220.
COSTA, C. B.; CASTO, F. A. ; VAZ, J. D. ; ANDRADE, L. G. ; BARBOSA, S. C. . Os Trabalhadores Terceirizados do IFG: Perfil Social, Formação e Sabres. In: Mad'Ana Desirée Ribeiro de Castro; Jacqueline Maria Barbosa Vitorette; Cláudia Borges Costa. (Org.). Educação e Trabalho Nas Teias do (In) Visível. 1ed.Campinas - SP: Mercado de Letras, 2019, v. , p. 39-60.
RODRIGUES, M. E. C.; COSTA, C. B. . Centro Memória Viva Documentação e Referência em EJA, Educação Popular e Movimentos Sociais do Centro-Oeste. In: PIETRAFESA, José Paulo; RODRIGUES, Maria Emilia de Castro; SAUER, José. (Org.). Diálogos entre Educação, Mundo do Trabalho e Movimentos Sociais. 1 ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2019, v. 1, p. 225-247.
RODRIGUES, M. E. C. ; MACHADO, M. M. A experiência da construção de centros de referência em EJA no Brasil: um passo e um descompasso. In: Iria Brzezinski. (Org.). Políticas e Formação de Professores. 1ª ed. Goiânia - GO: PUC Goiás, 2016, v. 1, p. 111-122.
COSTA, C. B. ; MACHADO, M. M.. Formação continuada de educadores de jovens e adultos: desafios e contradições de um currículo para trabalhadores. In: Wanderson Ferreira Alves; Maria Margarida Machado. (Org.). Trabalho e Saber. 1ed. Campinas - SP: Mercado de Letras, 2016, v. 1, p. 37-56.
SILVA, B. L.; MACHADO, M. M..A Experiência dos Exames Supletivos no contexto da política de EJA em Goiás – período de 1970 a 1996. In. DUARTE, A.J; CAVALCANTE, C. V. História e Memória – Sujeitos e processos educativos na educação pública em Goiás. Editora PUC/GO. 2016. p. 129-151.
SILVA, D.C.; MACHADO, M. M.. Centro Memória Viva: instrumento de preservação da memória. In: Diane Valdez; Maíra Soares Ferreira; Maria Emilia de Castro Rodrigues; Maria Margarida Machado. (Org.). A história guardada no Centro Memória Viva: Educação de Jovens e Adultos, educação popular e movimentos sociais. 1ªed. Goiânia: Cânone Editorial, 2015, v. 1, p. 13-22.