Mostrar 3 resultados

descrição arquivística
Educação como direito de todos: produção de conhecimento e valorização da diversidade para inclusão social. Leitura Com objeto digital
Previsualizar a impressão Hierarchy Ver:

Leitura e escrita no contexto escolar indígena: perspectivas e desafios.

A prática da leitura e da escrita para os alunos indígenas tem sido um constante desafio. Oriundos de línguas ágrafas, em sua maioria, os indígenas encontram-se em situação de transição, pois, a partir da educação formal, os símbolos e as letras tornaram-se elementos fundamentais para o conhecimento dos códigos não indígenas, bem como para a sua ascensão individual e coletiva. Na perspectiva dos Estudos do Letramento, este trabalho tem como objetivo refletir sobre a leitura e a escrita no contexto indígena, em especial para os alunos Guarani, Kaiowá e Terena localizados na região da Grande Dourados, no estado do Mato Grosso do Sul.

Relações entre gênero e letramento nos cursos de licenciatura em letras e pedagogia: uma problematização inicial.

Este texto apresenta parte das reflexões realizadas em uma pesquisa de mestrado em andamento, e procura investigar as relações existentes entre gênero e letramento, nos cursos de Licenciatura em Letras e Pedagogia de uma universidade da região sul do Brasil.

Letramento e a dialética exclusão/inclusão: a função social da escrita por uma criança com paralisia cerebral.

O estudo que se segue tem como objetivo compreender qual a função social que a escrita assume no cotidiano de uma criança com paralisia cerebral. Trata-se, portanto, de um trabalho que pretende realizar uma investigação acerca do processo de letramento por uma criança com deficiência.