Showing 18 results

archival descriptions
Educação como direito de todos: produção de conhecimento e valorização da diversidade para inclusão social. Formação Continuada
Print preview Hierarchy View:

4 results with digital objects Show results with digital objects

A educação sexual na primeira infância: formação continuada para professores de educação infantil em uma proposta de respeito às diferenças.

O estudo aborda a Educação Sexual na Educação Infantil e a formação continuada de professores sobre o tema, com um recorte de experiências da rede pública municipal de ensino de Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro.

A formação continuada para a educação ambiental (ea) no contexto dos desafios pessoais/profissionais: representações sociais dos professores de ciências.

Eixo 6. Este estudo objetiva identificar as representações sociais dos professores de Ciências de São Vicente/SP sobre os desafios pessoais/profissionais a respeito da formação continuada para a EA. Fundamentando-se em Moscovici (1978), a pesquisa segue uma abordagem qualitativa e é desenvolvida em duas etapas: 1ª aplicação de questionário para 24 sujeitos; e 2ª realização de entrevistas com 5 deles e aplicação de outro questionário. A partir da análise nas dimensões pessoais/profissionais, foram indicados como resultados: 1º as condições atuais dos professores relacionadas à remuneração e à disponibilidade de tempo são as que mais influenciam e determinam o ingresso/permanência na formação continuada; 2º as políticas de formação continuada precisam: a) atentar para as condições estruturais do curso, condições de tempo de que dispõem os professores e para os recursos financeiros necessários; b) elaborar programas que partam das necessidades pessoais e profissionais daqueles que estão na Escola; c) organizar temáticas e métodos, que auxiliem os professores a enfrentarem seus desafios pessoais/profissionais; d) entender os problemas de ensino, para que seja possível (re)elaborar projetos de ação e intervenção nas Escolas a fim de inová-las.

A EJA em meio às perguntas.

O texto que ora está sendo lido é fruto de reflexões teóricas que continuam sendo feitas a fim de culminarem na Dissertação de Mestrado em Educação cujo tema é a formação continuada2 dirigida a educadores e educadoras atuantes na EJA – educação de jovens e adultos – em um ambiente freireano.

A política de formação continuada do programa escola ativa (PEA): dificuldades e mudanças reveladas no cotidiano do trabalho docente.

Estas análises são resultados concluídos da pesquisa desenvolvida sobre a política de formação continuada do Programa Escola Ativa, em que se consideraram os impactos das referida política no trabalho docente no contexto das escolas multisseriadas no município de Concórdia do Pará na Amazônia Paraense.

Produção de conhecimento na formação continuada de professores.

Este artigo tem como objetivo analisar concepções que sustentam a proposta de formação continuada do Projeto Sala do Educador/MT, um projeto de formação continuada de educadores, e suas implicações no que se refere à produção de conhecimentos. A formação continuada tem sido destaque entre as políticas no campo educacional tendo em vista as discussões atuais acerca do papel do professor na reconfiguração das relações com o conhecimento. Os resultados aqui apresentados são parte de uma pesquisa de Mestrado e tiveram por base estudos de Alarcão (2001), Ghedin (2002), Tardif (2011), entre outros, adotando como instrumentos a observação e o uso de questionários com os professores participantes da formação durante o período de um ano. A investigação realizada indica alguns limites e possibilidades da formação continuada na perspectiva adotada.

Política de formação continuada de formadores de professores em Mato Grosso.

buscou compreender como acontece a formação continuada dos professores formadores e identificar seus posicionamentos referentes à proposta formativa denominada de “Sala de Professor do Formador” ocorrida nos anos de 2008 e 2009. A partir dos estudos, é possível concluir que a formação que predomina é a que acontece “in lócus”, desencadeada pelos sujeitos da formação e que, embora a SEDUC/MT apresente preocupações e realize algumas ações para a formação continuada dos professores formadores dos CEFAPROs, os mesmos se assumem como administrador e gestor de sua própria formação.

Perfil docente: singularidades de uma escola de prestígio.

Neste trabalho são analisados dados coletados por um survey aplicado no Colégio Militar de Campo Grande, 3º lugar no ranking do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Além do survey, foram realizadas quatro entrevistas semiestruturadas/não-diretivas com professores. Buscou-se compreender como se constitui o perfil docente dessa escola de prestígio e que estratégias são adotadas na sua formação continuada. Como aporte teórico operou-se com os estudos de Pierre Bourdieu e seus interlocutores. O estudo sinaliza que o corpo docente de uma escola de prestígio desempenha papel importante para que seus alunos construam uma trajetória escolar de sucesso, como também, as características familiares dos discentes, a infraestrutura dessas instituições de ensino e o seu corpo de gestores são decisivos para obtenção desse sucesso.

Responsabilização docente e suas implicações na constituição do trabalho docente na formação continuada.

O trabalho aborda a responsabilização docente e suas implicações na constituição do trabalho docente na formação continuada de professores a partir das políticas educacionais que vem sendo introduzidas no sistema educacional. Analisa o documento orientativo para a construção dos projetos de formação continuada de professores e as atas referentes ao Projeto Sala do Professor das escolas da rede pública municipal de Sorriso - MT e objetiva problematizar e dar visibilidade as experiências de formação continuada ocorridas no espaço escolar através da ação docente. A análise aponta que a política de formação continuada que tem a escola como lócus apresenta avanços e desafios, não tem uma direção fixa, ora se apresenta como mecanismo de controle do trabalho docente, ora como possibilidade de constituição e fortalecimento do trabalho docente.

Formação continuada de professores do ensino fundamental: em discussão, o estudo e o ensino de frações.

Nossa pesquisa objetiva compreender as dificuldades e as aprendizagens, na e para docência, manifestadas no processo de formação continuada de professores que atuam no 4° e 5° ano do ensino fundamental, em relação à compreensão e ao ensino de frações. A pesquisa-ação foi desenvolvida com um grupo de professores dos anos iniciais que participam do Projeto Observatório da Educação com foco em Matemática e iniciação às Ciências (OBEDUC). Neste artigo apresentamos a pesquisa e a formação continuada que a integrou, contemplando a análise do processo formativo vivenciado por uma das três professoras colaboradoras no que diz respeito, a sua relação com a Matemática e com as frações e as aprendizagens e os avanços manifestados na formação continuada. Os dados indicam que a professora se colocou em movimento de formação ao refletir sobre sua trajetória acadêmica e profissional.
Results 1 to 10 of 18