O objetivo aqui é entender os desdobramentos do construto teórico de Vigotski para a compreensão do processo de escolarização. Para isso realizou-se a pesquisa teórica, buscando os fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural na relação com o processo educativo. Verificou-se que a origem das funções psicológicas superiores está no domínio dos instrumentos culturais. A linguagem é o instrumento cultural que caracteriza o comportamento superior humano por intelectualizar e complexificar as elaborações psíquicas, engendrando desenvolvimento. O domínio da linguagem escrita aprofunda esse processo por colocar a criança em uma relação de abstração e de operação de conceitos. O processo de escolarização oportuniza a apropriação dos conceitos científicos gerando mudanças na constituição das funções psíquicas superiores.
Eixo 7. Este escrito é decorrente de pesquisa de doutorado em andamento que tem por objetivo investigar a valorização/desvalorização por adultos surdos da atualmente denominada, estudada e divulgada “cultura surda”, como expressão de identidades construídas em suas trajetórias sociais e educacionais.
dispositivos móveis que os estudantes têm e levam com eles para o ambiente escolar.As bases metodológicas da investigação seguiram a abordagem qualitativa. Os procedimentos de coleta de dados incluíram a observação direta nas salas de aula, na entrada e saída, nos intervalos de recreio, as quais foram anotadas em protocolos de registro e aplicação de questionário para 1022 alunos.A pesquisa levou em consideração os estudos teóricos de Lemos (2004, 2009), Santaella (2007), Nicolaci-da-Costa (2004), Moura (2009,2010), Caron e Caronia (2005) . Com os celulares sempre por perto, os jovens estão imersos num ecossistema de comunicação multimídia, com experiência cultural difusa e descentrada que ocasionam conflitos dentro e fora da sala de aula.
Esse trabalho questiona as ideias e práticas dominantes na educação, na escola, na universidade e na formação de professores, num evidente predomínio da prática, dos conteúdos, da preocupação com o “mercado” e dos recursos midiáticos. As dificuldades no estudo, na escrita e sobretudo na compreensão do lido e ensinado comprometem a aprendizagem e o cultivo do pensamento. Defende maior atenção à formação teórica, às letras e às artes, essenciais ao trabalhador intelectual que, em seu ofício, convive e forma seres humanos.
Este trabalho integra as reflexões construídas durante a pesquisa de Mestrado, realizada no Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (PPGEduc/UNEB), que apresentou como eixo central a discussão da temática Universidade e Movimentos Sociais como espaços constituintes de educação e cidadania. Esse recorte tem como especificidade a UNEB - campus de Barreiras-BA e os desafios da multicampia.
O artigo apresenta os resultados de uma análise documental, cuja finalidade foi identificar indícios de ambientalizacão nos Cursos de Graduação do Centro Universitário de Brusque – Unifebe, para gerar subsídios à elaboração de políticas institucionais de ambientalização curricular e sustentabilidade no âmbito da educação superior.
Entender a instituição social onde jovem cumpre penas restritivas de liberdade é de fundamental importância para a sociedade contemporânea. Nesta perspectiva, como arcabouço teórico recorreu-se às contribuições de Bourdieu, Berger & Berger e Foucault, para apreender os sentidos dos conceitos necessários para maior amplitude de discussão do tema. Peter Berger & Brigitte Berger discutem a constituição estrutural e funcional de uma instituição social elevando-a para uma recorrência à linguagem e Michel Foucault desenvolve os conceitos acerca das relações de poder e a disciplina, formando então, uma base teórica para análise e melhor compreensão da temática. Recorre-se também ao conceito de violência simbólica de Bourdieu (2007) para entender as discursividades da educação que perpassa a principal representação que a sociedade quer fazer crer ser o objetivo destas unidades: socioeducativas.