Mostrar 3 resultados

descrição arquivística
Coleção
Previsualizar a impressão Hierarchy Ver:

Fontes selecionadas da Fazenda Modelo de Criação de Uruthay e da Escola Agrícola de Urutaí.

  • BR IFGOIANO 22CFMEA
  • Coleção
  • 1920 - 1964
A coleção apresenta documentos da Fazenda Modelo de Criação de Uruthay, instituição predecessora, e da Escola Agrícola de Urutaí, instituição sucessora do patrimônio da Fazenda Modelo. Da Fazenda Modelo de Criação de Uruthay, apresenta atas, termos de venda e arrematação de gado, registro de correspondências. Da Escola Agrícola de Urutaí apresenta documentos que tratam do controle de funcionários, relatório de atividades, recortes do Diário Oficial da União e manuscrito. Os documentos contribuem, dentre outros, com os assuntos, 'Educação Rural', 'Instituições Educativas', 'Cultura Escolar'.

Issa, Silvia Aparecida Caixeta

Coleção Monumento aos Bandeirantes

  • BR GOUFG BAND
  • Coleção
  • 1938 - 1942
Em 1938 a "Embaixada Universitária Paulista", grupo de estudantes das escolas superiores do Estado de São Paulo, estiveram em Goiânia a convite do Interventor Federal de Goiás, Dr. Pedro Ludovico Teixeira. A visita despertou no então acadêmico Antonio Sylvio Cunha Bueno a idéia da construção de um monumento aos bandeirantes em Goiânia como forma de perpetuar os laços históricos que ligam os Estados de Goiás e de São Paulo. De volta a São Paulo deu se início à "Campanha Pró monumento aos Bandeirantes em Goiânia" sob o comando do Centro Acadêmico XI de Agosto. A Campanha obteve apoio financeiro dos Governos dos Estados de Goiás e São Paulo, a firma Coimbra Bueno, construtora de Goiânia, custeou as propagandas feitas em todo país e conferências realizadas em São Paulo, a Federação dos Estudantes de Campinas promoveu o "Baile da Chita" com renda total revertida em favor da Campanha. O projeto do monumento foi elaborado pelo escultor prof. Armando Zago e o contrato de construção foi assinado com a firma Domingos Tortola, em 26 de junho de 1942. A Inauguração do monumento ocorreu em 9 de novembro de 1942. Esses eventos deram origem a documentos como decretos-lei originais, telegramas, cartas, artigos e notas de jornais (Recortes) entre outros colecionados pelo idealizador do “Monumento aos Bandeirantes”, Antonio Sylvio Cunha Bueno.

Coleção Pesquisa documental na Secretaria de Educação do Estado de Goiás: Redescobrindo a história da Educação de Jovens e Adultos - EJA em Goiás

  • BR CMV-GO HEJAE
  • Coleção
  • 1953-10-01 - 2010-08-01
Coleção “Pesquisa Documental na Secretaria de Educação do Estado de Goiás: Redescobrindo a história da Educação de Jovens e Adultos - EJA em Goiás”, criada pela professora Maria Margarida Machado que reúne um de documentos produzidos pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás e pelo Conselho Estadual de Educação de Goiás, onde destacam se pareceres, resoluções e relatórios de programas e ações voltadas a atender a educação de jovens e adultos, tais como: Exame de Madureza, Cursos e Exames Supletivos; Projeto Lumen, Projeto Magister, Proformação; há resoluções de autorização e funcionamento de instituições e cursos voltados para a EJA, bem como de renovação dessas autorizações. A coleção reúne ainda artigos sobre Educação de Jovens e Adultos, identificados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Machado, Maria Margarida (principal)