Coleção 22CFMEA - Fontes selecionadas da Fazenda Modelo de Criação de Uruthay e da Escola Agrícola de Urutaí.

Livro de Ata nº 1 da Fazenda Modelo de Criação de Uruthay Livro de termo de venda e arrematação da Fazenda Modelo de Criação de Uruthay Livro de registro de correspondência nº 1 da Fazenda Modelo de Criação de Uruthay Livro de registro de correspondência nº 2 da Fazenda Modelo de Criação de Uruthay Livro de ponto dos funcionários da Escola Agrícola de Urutaí Livro de recortes do Diário Oficial da União Relatório anual sobre as atividades da Escola Agrícola de Urutaí de 1957 Relatório anual sobre as atividades da Escola Agrícola de Urutaí de 1958 Relatório anual sobre as atividades da Escola Agrícola de Urutaí de 1960 Manuscrito sobre as terras da Escola Agrícola de Urutaí escrito por José de Souza Neves
Resultados 1 a 10 de 42 Mostrar tudo

Zona de identificação

Código de referência

BR IFGOIANO 22CFMEA

Título

Fontes selecionadas da Fazenda Modelo de Criação de Uruthay e da Escola Agrícola de Urutaí.

Data(s)

  • 1920 - 1964 (Criação)

Nível de descrição

Coleção

Dimensão e suporte

10 itens textuais (Total de 1183 páginas) e 32 Fotografias.

Zona do contexto

Nome do produtor

(1973-)

História biográfica

Silvia Aparecida Caixeta Issa é Licenciada em Pedagogia e Matemática. Desde 2008 até a presente data é servidora pública no Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia Goiano Campus Urutaí no cargo de pedagoga e desde 2019, professora visitante na Universidade Estadual de Goiás (UEG). Sua trajetória acadêmica de nível superior teve início entre 1994 e 1997 quando graduou-se em Pedagogia no Centro de Ensino Superior de Catalão (CESUC) quando apresentou trabalho de conclusão intitulado “Organização da Gestão Escolar”. Em 1997, cursou especialização em Processo do Ensino Aprendizagem da Língua Portuguesa onde apresentou o trabalho de conclusão intitulado “Redação para Comunicação”. Em 1998 cursou especialização em Formação Socioeconômica do Brasil onde apresentou trabalho de conclusão intitulado “Congadas em Pires do Rio”. Em 2007 concluiu licenciatura em Matemática na Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade Pires do Rio. Entre 2012 e 2014 realizou mestrado em Educação no Campus Catalão da Universidade Federal de Goiás (UFG) quando defendeu a dissertação “Título: A Escola Agrícola de Urutaí (1953 -1963): Singularidades da Cultura Escolar Agrícola” orientada por Aparecida Maria Almeida Barros. Entre 2015 e 2018 realizou doutorado em Educação Universidade Federal de Uberlândia (UFU) quando defendeu a tese “Título: Escola Agrotécnica Federal de Urutaí (1978-1986): a formação de mão de obra agrícola” orientada por Geraldo Inácio Filho.

História do arquivo

A coleção é composta por documentos do arquivo do IF Goiano Campus Urutaí selecionados das fontes reunidas por Silvia Aparecida Caixeta Issa durante a realização de sua pesquisa de mestrado que produziu a dissertação intitulada “A ESCOLA AGRÍCOLA DE URUTAÍ (1953-1963): singularidades da cultura escolar agrícola” apresentada e defendida em 2014 junto ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Federal de Goiás/Câmpus Catalão, Linha de Pesquisa História e Culturas Educacionais, sob orientação da Profª Drª Aparecida Maria Almeida Barros.

A organização da coleção foi realizada no ano de 2022 no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica SEI Nº 01/2021 celebrado entre a Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) tem quem como objetivo propor o compartilhamento de recursos, tecnologia e conhecimento para promoção do acesso e da preservação de seus arquivos permanentes.

Até a data de sua publicação, o catálogo desta coleção é uma ação experimental de compartilhamento de recursos tecnológicos do Comitê Interinstitucional para Preservação e Acesso aos Arquivos Permanentes da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano), instituído pela Portaria Nº 247, de 10 de março de 2021, do IF Goiano e pela Portaria Nº 816, de 12 de março de 2021, da UFG.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

A coleção apresenta documentos da Fazenda Modelo de Criação de Uruthay, instituição predecessora, e da Escola Agrícola de Urutaí, instituição sucessora do patrimônio da Fazenda Modelo. Da Fazenda Modelo de Criação de Uruthay, apresenta atas, termos de venda e arrematação de gado, registro de correspondências. Da Escola Agrícola de Urutaí apresenta documentos que tratam do controle de funcionários, relatório de atividades, recortes do Diário Oficial da União e manuscrito. Os documentos contribuem, dentre outros, com os assuntos, 'Educação Rural', 'Instituições Educativas', 'Cultura Escolar'.

Avaliação, selecção e eliminação

A seleção dos documentos para a coleção teve como critérios objetivos, a proveniência dos itens ser a Escola Agrícola de Urutaí e sua predecessora, a Fazenda Modelo de Criação de Uruthay, e a disponibilidade do material previamente encontrado e digitalizado durante os esforços empreendidos por Silvia Aparecida Caixeta Issa durante a realização de sua pesquisa de mestrado.

Sobre a seleção de fontes empreendida pela pesquisadora à época da pesquisa pode-se dizer resumidamente que teve como objetivo compreender o papel da origem e do processo de instalação da Escola Agrícola de Urutaí (EAU) para a formação de uma cultura escolar agrícola e suas singularidades direcionada para a agropecuária em Goiás. A seleção da pesquisa teve como recorte o ano de 1953, quando a Fazenda é transformada em Escola Agrícola, e o ano de 1963, quando a Escola é transformada em Ginásio. A seleção não se restringiu somente aos documentos constantes nesta coleção conforme descrito na dissertação.

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

As cópias digitais dos itens da coleção estão disponíveis para acesso através deste portal. A manipulação e acesso dos documentos originais em suporte papel não estão disponíveis.

Condiçoes de reprodução

Os documentos da coleção são provenientes do arquivo de instituições públicas. Estão permitidos o compartilhamento, cópia e redistribuição das cópias digitais disponíveis na coleção em qualquer suporte ou formato. Solicita-se a gentileza de atribuir o devido crédito a curadoria e ao portal. Este texto não oferece autorizações para os usos que envolvem outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais.

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Arquivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Urutaí.

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Nota de publicação

Issa, Silvia Aparecida Caixeta. ESCOLA AGRÍCOLA DE URUTAÍ (1953-1963) [manuscrito]: singularidades da cultura escolar agrícola / Silvia Aparecida Caixeta Issa. - 2014. xv, 113 f. : il., figs, tabs.

Zona das notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

ISAD(G): Norma geral internacional de descrição arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição, Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final aprovada pelo CIA. – Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2000.

Estatuto

Final

Nível de detalhe

Completo

Datas de criação, revisão, eliminação

Outubro de 2022. Arquivista responsável pela descrição: Rodolfo Peres Rodrigues.

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Géneros relacionados

Locais relacionados