Showing 2 results

archival descriptions
Gonçalves, Ana Maria
Print preview Hierarchy View:

A disciplina ensino religioso no currículo em Goiás.

O presente trabalho apresenta resultado de pesquisa sobre a disciplina Ensino Religioso no currículo das escolas públicas brasileiras, em particular a goiana. Adotou-se para análise a perspectiva sócio-histórica de currículo e de disciplina escolar, compreendidos como ferramentas políticas e socioculturais. Parte da compreensão de que a produção brasileira sobre história das disciplinas vem estabelecendo diálogos com a Sociologia do Currículo e a História da Educação, e intenta transitar pelos caminhos teóricos produzidos nesses dois campos, com interesse nas relações de poder que informam os processos de escolarização. O texto focaliza inicialmente o que é currículo e como as disciplinas escolares são constituídas. Na sequência, apresenta uma análise da história do Ensino Religioso no currículo das escolas brasileiras e, conclui-se com uma exposição acerca de sua configuração em Goiás.

A Universidade Federal de Goiás e a expansão do ensino superior.

Considerando a expansão do ensino superior brasileiro, sobretudo a partir dos anos 2000, este artigo tem como objetivo problematizar esse processo em Goiás a partir do Reuni. Nesse sentido, busca compreender as características desse processo no âmbito da única universidade federal do estado, a Universidade Federal de Goiás.