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Centro Memória Viva - Goiás Inclusão Digital Com objeto digital
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A proposta de inclusão digital via ambiente escolar: o PROUCA em questão.

O presente artigo busca saber se o processo de implantação do PROUCA, em determinado estado brasileiro, atende as demandas de inclusão digital conforme o modelo tecnológico proposto por este mesmo Programa. Assim, foi efetivada a análise do processo de implementação do PROUCA em oito escolas de um estado. A análise dos dados da pesquisa empírica se pautou na abordagem qualitativa. Foram relatados problemas constantes de rede para acesso à Internet, que infere contra a conectividade do Programa. No que se refere à mobilidade e portabilidade apenas uma escola autoriza a saída dos laptops, o que dificulta o processo de imersão na cultura digital. Mesmo com esses problemas, os professores fazem a utilização desses aparatos em suas aulas e afirmam que a implantação do programa foi positiva para o ambiente escolar.

As potencialidades do projeto um computador por aluno para a promoção da inclusão digital dos jovens e suas famílias.

Ao longo dos últimos anos, as diversas tecnologias digitais têm chegado às escolas, seja por meio dos alunos que, direta ou indiretamente, já integram ao seu cotidiano o uso de diferentes dispositivos tecnológicos e a vivência da cultura digital, seja por meio das políticas públicas que, desde a década de 1980, através de várias iniciativas dos governos federal, estaduais e municipais.

Inclusão digital: experiências midiáticas na formação de adultos.

Eixo 4. Este artigo se detém a refletir sobre os interesses de adultos em buscar uma sala de aula de um projeto de extensão que visa à formação e inclusão digital. Tomando como experiência de escrita o projeto de extensão “Inclusão Digital para a Idade do Ouro” da Escola Superior Aberta do Brasil – ESAB.