O artigo apresenta reflexões a partir de um estudo que busca analisar as políticas públicas de Educação Especial do município de Nova Venécia – ES bem como sua estreita relação com as ações vividas pelos docentes. Associaremos os movimentos nacionais para com o contexto local.
O presente trabalho advém de uma dissertação de mestrado em andamento e, tem como finalidade compreender o caráter ideológico da política pública educacional, no que diz respeito ao Ensino Médio Integrado à Educação Profissional – EMIEP no Estado de Mato Grosso a partir da análise da implantação do Decreto nº 5.154/2004 e sua implementação em uma escola estadual no município e Rondonópolis.
O presente estudo exploratório apresenta a situação do investimento público federal para os programas de transporte escolar, mantidos pelo Governo Federal para atendimento a educação básica. São analisadas estrutura orçamentária, as fontes de recursos, as condições de execução das ações e a expansão do atendimento no intervalo de 2003 a 2012.
O presente artigo objetiva apresentar um olhar sobre a Certificação em nível de ensino médio dada pelo Enem enquanto uma das ações políticas voltadas para a expansão da educação superior, visando a garantia do direito à educação inscrito na constitucionalmente. Para tanto utilizou-se de pesquisa qualitativa e levantamento bibliográfico.
Este estudo apresenta as razões do poder executivo, quando da adoção das políticas neoliberais, que também se explicitaram com os vetos das metas 2, 24, 26 e 29 do Plano Nacional de Educação 2001-2010.
O presente estudo parte do princípio de que as políticas públicas são o resultado do embate entre os diversos grupos ou segmentos da sociedade que buscam defender e/ou garantir seus direitos. Nesse campo, as relações de força em âmbito nacional, regional e local são disputadas, principalmente em analogia a dinâmica de formulação e de implementação de ações políticas que acabam gerando conflitos na esfera político administrativa.
O trabalho analisa como se configura a inserção de critérios privados no âmbito das políticas educacionais de gestão materializadas pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS) no período de 2007 a 2013.
Trata-se o presente artigo de uma discussão do resultado parcial de uma pesquisa acerca da política de gestão implementada nas escolas estaduais de Mato Grosso, denominada Integração entre o Projeto Político Pedagógico e o Plano de Desenvolvimento da Escola , a partir da abordagem Ciclo de políticas, baseada nos trabalhos de Stephen J. Ball e Richard Bowe.
O trabalho apresenta como a política de inclusão de alunos com necessidades especiais era colocada em ação em escolas da Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa – PR no ano de 2010. A fundamentação teórica baseia‐se na abordagem do ciclo de políticas (Bowe et al., 1992; Ball, 1994) e da teoria da política em ação (Ball; Maguire; Braun, 2012), como referencial analítico para a pesquisa de políticas.
Este artigo traz uma reflexão preliminar sobre a política educacional brasileira, em especial, a voltada para a promoção da educação infantil como parte das pesquisas para elaboração da tese de doutoramento do autor. O objetivo é descrever como a política para a educação infantil foi materializada no município de Campo Grande (Mato Grosso do Sul, Brasil).