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Políticas Públicas em Educação
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O processo de implementação do Plano de Ações Articuladas (PAR) em municípios sul-mato-grossenses (2007-2014): a dimensão gestão educacional.

Este artigo tem como objetivo apresentar resultados preliminares de pesquisa em andamento que se propõe a analisar o processo de implementação das ações planejadas pelos municípios de Campo Grande e Corumbá, Estado de Mato Grosso do Sul, quanto à dimensão gestão educacional, a partir do Plano de Ações Articuladas (PAR) 2007-2010, assim como, as ações redimensionadas por esses municípios no PAR (2011-2014).

Políticas para a alfabetização no Brasil: do ensino fundamental de nove anos ao pacto pela alfabetização até os oito anos de idade.

Este trabalho teve por objetivo discutir as políticas educacionais voltadas à alfabetização no contexto do ensino fundamental de nove anos e da implantação do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa.

Plano de Ações Articuladas: impactos e percalços de sua implementação no município de Uberlândia – MG.

A análise que contemplamos neste texto versa sobre uma pesquisa, em andamento, que objetiva captar a realidade em torno de inquietações sobre os desdobramentos da implementação do Plano de Ações Articuladas no município de Uberlândia – MG no período do primeiro mandato do governo Lula até os dias atuais

O Plano de Ações Articuladas (PAR) na gestão educacional municipal do Mato Grosso do Sul.

Este trabalho objetiva analisar como se deu o planejamento e a execução do Plano de Ações Articuladas (PAR) em quatro municípios brasileiros, no período de 2007-2011, identificando impactos do apoio técnico e financeiro da União na melhoria da capacidade de planejamento do sistema educacional do município.

Políticas públicas de assistência estudantil: uma breve reflexão sobre gênero no Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí.

Este artigo teve como objetivo apresentar algumas reflexões sobre as políticas públicas de assistência estudantil no IF Goiano - câmpus Urutaí, com foco em gênero. No Brasil, a continuidade dos estudos em nível superior, é ainda extremamente difícil para a maior parte dos indivíduos das camadas de baixa renda, para os quais a própria sobrevivência é uma grande preocupação.

Comunidade remanescente Quilombola Kalunga: direito à educação como expressão de cidadania no ensino fundamental.

Esta Tese teve-se como objetivo geral analisar o direito à educação como expressão de cidadania face à realidade educacional na Comunidade remanescente quilombola Kalunga, considerando os preceitos Constitucionais de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 e a Emenda Constitucional n. 59/2009. O problema da pesquisa consiste na identificação das condições que possam garantir o direito à educação mediante acesso e permanência com sucesso do alunado nas escolas pesquisadas.

Política de valorização docente a partir do Plano de Ações Articuladas (PAR): análise de sistemas municipais de ensino sulmato- grossenses.

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa em andamento que tem como objetivo identificar em que medida o Plano de Ações Articuladas (PAR), enquanto programa estratégico do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) tem influenciado no desenvolvimento de políticas de valorização docente nos municípios de Dourados e Ponta Porã, Mato Grosso do Sul (MS), no período de 2007 a 2010

A educação profissionalizante no Brasil e o Decreto nº 5.154/2004.

O presente trabalho advém de uma dissertação de mestrado em andamento e, tem como finalidade compreender o caráter ideológico da política pública educacional, no que diz respeito ao Ensino Médio Integrado à Educação Profissional – EMIEP no Estado de Mato Grosso a partir da análise da implantação do Decreto nº 5.154/2004 e sua implementação em uma escola estadual no município e Rondonópolis.

A integração entre o projeto político pedagógico e plano de desenvolvimento da escola no estado de Mato Grosso: discurso dos gestores.

Trata-se o presente artigo de uma discussão do resultado parcial de uma pesquisa acerca da política de gestão implementada nas escolas estaduais de Mato Grosso, denominada Integração entre o Projeto Político Pedagógico e o Plano de Desenvolvimento da Escola , a partir da abordagem Ciclo de políticas, baseada nos trabalhos de Stephen J. Ball e Richard Bowe.
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