O parecer 977 do CFE institucionalizou a pós-graduação em 1965, em plena ditadura, que o governo de Minas ajudou a impor. Este estudo enfoca a gênese da pós-graduação em educação em MG. Como pesquisa documental, valeu-se de documentos legais e dados estatísticos como fontes. Os dados foram analisados numa leitura histórico-contextual que traça as origens da pós-graduação até o presente.
“Um estudo macrossociológico das origens e das vicissitudes da educação de adultos na sociedade brasileira, o Autor oferece uma contribuição decisiva para maior e melhor conhecimento e avaliação das relações entre Estado e educação popular, ultrapassando o modelo ensaístico até então prevalecente no tratamento desse problema nacional. Com rigor e profundidade são pesquisadas questões fundamentais dessa problemática, relativas às raízes da crença no imperativo social de educação para todos”. (Palavras do Autor)
O Livro faz uma reflexão dos projetos apresentados ao MEB – Movimento de Educação de Base, no programa de alfabetização, são relatadas experiências que buscam reforçar o que se afirma com relação à abrangência de uma proposta consciente, não só de alfabetização, mas de Educação de Adolescente, Jovens e Adultos.
As autoras fazem um estudo que propõe analisar a relação existente entre os movimentos de educação de adultos e o seu contexto sócio-político e econômico a partir da Cruzada ABC – Cruzada da Ação Básica Cristã. O interesse das autoras não é a Cruzada ABC em si, mas sim, o que ela sugere a respeito de todos os movimentos de educação de adultos desenvolvidos no Brasil, através da ABC procura-se chegar à dimensão sócio-política dos movimentos, campanhas e programas de educação destinados aos adultos analfabetos.
O documento apresenta a origem do CPC, que surgiu da necessidade de alguns artistas em levar seu trabalho a um público mais popular inserindo-os no contexto.
O trabalho propõe‐se a apresentar um levantamento de pesquisa sobre a história da escolarização das populações de origem africana e afrodescendentes no pós‐abolição, em Florianópolis, Santa Catarina, no período compreendido entre 1888 a 1930.
Trata-se de uma tentativa de apresentação quantitativa, mas em um aspecto qualitativo da experiência do MEB. Documento composto por textos escritos por pessoas de estilos épocas diferentes, que faz referência às publicações do MEB.
O presente artigo trata sobre História da educação Brasileira: o negro no processo de constituição e expansão escolar. Tem como objetivo analisar reflexivamente a condição do negro nesse processo, a fim de verificar quando e como ocorreu sua inserção na escola pública, uma vez que por muito tempo viveu na condição.
“a obra apresenta um passeio pela situação educacional e política do Brasil dos anos 60 a 70, incluindo uma retrospectiva dos anos 20 a 60, retomada de documentos e artigos de jornais. É uma nova forma de percorrer a história da educação brasileira, vislumbrando outras facetas e dimensões por detrás do que vem sendo afirmado e repetido a respeito de fatos e pessoas ainda atuantes.” (A editora).