Trata-se de uma tentativa de apresentação quantitativa, mas em um aspecto qualitativo da experiência do MEB. Documento composto por textos escritos por pessoas de estilos épocas diferentes, que faz referência às publicações do MEB.
O documento apresenta uma análise acerca de experiências na formação de líderes em relação à: MEB e igreja, MEB movimento educativo; MEB e povo; MEB, movimento nacional.
O documento trata da entrega do prêmio Reza Pahlevi à secretária do MEB em Paris e, fala do Movimento desde seu início até os fatos ocorridos em 1964, exemplo, o veto da cartilha “Mutirão” 2º livro.
“Um estudo macrossociológico das origens e das vicissitudes da educação de adultos na sociedade brasileira, o Autor oferece uma contribuição decisiva para maior e melhor conhecimento e avaliação das relações entre Estado e educação popular, ultrapassando o modelo ensaístico até então prevalecente no tratamento desse problema nacional. Com rigor e profundidade são pesquisadas questões fundamentais dessa problemática, relativas às raízes da crença no imperativo social de educação para todos”. (Palavras do Autor)
O documento apresenta a origem do CPC, que surgiu da necessidade de alguns artistas em levar seu trabalho a um público mais popular inserindo-os no contexto.
Projeto desenvolvido com apoio do CNPq, pela Fundação Getúlio Vargas, Instituto de Estudos Avançados em Educação. Elaborado por Osmar Fávero é um relato da história do MEB, de 1961 a 1971. Listagem dos documentos do período de 1961 a 1971 em anexo.
Refere-se a extratos de publicações, relatórios e estudos do Movimento de Educação de Base Nacional. Por ser a segunda parte do documento, traz os capítulos V ao VIII.