- BR CMV-GO EPT-DCO-009
- Item
- 2014-10
Mostrar 4 resultados
descrição arquivística1 resultados com objetos digitais Mostrar resultados com objetos digitais
Esse trabalho foi desenvolvido com os alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola darede pública no município de Caiapônia-GO, cujo objetivo verificar as potencialidades das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino e aprendizagem da Matemática, proporcionando aos alunos a utilização de recursos disponíveis na Internet, especificamente no para o ensino da Geometria Analítica. O trabalho iniciou-se com a construção de uma WebQuest intitulada: “A Geometria Analítica no Cotidiano”, em que os discentes interagiram com as etapas propostas, adquirindo informações relativas ao conteúdo e aprofundando seus conhecimentos acerca da aplicabilidade da Geometria Analítica no cotidiano. Para análise foram utilizados instrumentos como: questionários, áudios dos encontros, participação dos alunos nas atividades e produção dos vídeos.
- BR CMV-GO EPT-DCO-400
- Item
- 2014-10
O objetivo deste trabalho é provocar discussões sobre o fenômeno letramento digital. Nele, são apresentados os conceitos de letramento digital e análises empírico-teóricas em que se procurou compreender as práticas de letramento digital de professores universitários. Para tanto, elegeu-se a seguinte problemática: Quais são e como são desenvolvidas as práticas de letramento digital por meio do computador e da internet dos docentes universitários? A investigação é de cunho qualitativo, foi realizada em 2013 e os dados foram analisados à luz da Análise de Conteúdo temática. O estudo apontou indício de que as práticas de letramento digital dos professores universitários são heterogêneas e sinalizam para possibilidades pedagógicas na escola ainda que a maioria não demonstrou possuir clareza teórica e conceitual em relação ao termo letramento digital.
Só o computador é suficiente? Reflexões acerca do uso escolar da internet.
- BR CMV-GO EPT-DCO-408
- Item
- 2014-10
Este trabalho baseou-se em uma investigação realizada com professores de escolas da rede pública de Campo Grande-MS, e teve como principais objetivos refletir e discutir a falta de preparo adequado, de professores e alunos, para o uso escolar da internet. Foram estudadas as concepções de professores colhidas por intermédio de dois instrumentos de pesquisa: entrevistas semiestruturadas e exercício de interpretação de imagens. As discussões e análises foram realizadas sob os postulados da Teoria Histórico-cultural da Psicologia e da contribuição de estudiosos das redes digitais. Como resultado pode-se destacar que a ausência de um preparo específico para a utilização da internet interfere na qualidade dos processos. Conclui-se que a internet por si só não possui o condão de intervir positivamente na educação escolar, já que esta só é considerada pelas interações entre professores e alunos.
Kit anti-homofobia: o que os sujeitos falam e suas ressonâncias à educação sexual.
- BR CMV-GO EPT-DNNE-083
- Item
- 2014-10
Com o advento da internet, e sua popularização, os espaços de informação e interação sofreram reconfigurações que veem corroborando com a constituição e produção de novos sujeitos na contemporaneidade, marcados e demarcados pelos diferentes discursos que os interligam e desterritoriza-os nas redes flexíveis e contingentes. Hoje os sujeitos não apenas leem e pesquisam na internet, como também produzem informações que tem efeitos sobre os outros sujeitos e, consequentemente, sobre seus corpos.