O trabalho analisa como se configura a inserção de critérios privados no âmbito das políticas educacionais de gestão materializadas pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS) no período de 2007 a 2013.
Nesse artigo analisam-se algumas transformações que estão ocorrendo no currículo da educação básica em função do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O currículo é entendido para além de sua dimensão técnica (lista de conteúdos, transmissão de conteúdos...). O currículo é um artefato cultural. Mais do que lidar com conteúdos e conhecimentos, o currículo lida com sujeitos, produzindo identidades e diferenças. A pesquisa de campo foi feita por meio de entrevistas semiestruturadas com professores das séries finais do ensino fundamental de uma escola pública estadual de Campo Grande – MS, que em 2011 obteve um dos melhores índices. Pela pesquisa foi possível concluir que o currículo das disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa é o mais afetado, mas o currículo das outras disciplinas também é afetado.
Este trabalho apresenta aspectos da pesquisa em andamento que tem como objetivo analisar o papel dos partidos políticos que compõem a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, no que diz respeito à discussão e à definição de políticas públicas voltadas para a educação básica, correspondentes aos projetos situados no âmbito da proposta “Educação para o Sucesso”, no Governo André Puccinelli (2007-2014).
A presente investigação, de cunho bibliográfico, tem como objetivo apresentar o ‘Estado do conhecimento’ sobre a prática da pesquisa como instrumento pedagógico nos anos finais do Ensino Fundamental e em nível Médio com foco nas produções acadêmicas dos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil, entre os anos de 2004 a 2011.
Este trabalho apresenta parte de pesquisa concluída, que estudou a justiça curricular delineada na relação currículo, educação e justiça, investigada nos aportes da sociologia da educação e da ciência política e jurídica, no contexto de um novo contrato educativo, reinventado em finais do século XX, para atender às demandas da escola para todos. A metodologia desta investigação, nos limites aqui impostos, ancorou-se no método do estudo comparado ao apresentarmos um recorte de análise desenvolvida nos documentos curriculares locais. Pressupomos que a noção de democracia, a depender de sua configuração nos documentos curriculares, permite interpretações das possibilidades, ou não, de que opere uma ideia de justiça curricular.
Educação, discute os impactos da reestruturação produtiva na esfera educacional sobre o trabalho docente da rede pública estadual de Minas Gerais, a partir da década de 1990 na qual são intensificadas as reformas educacionais no Brasil. Para atingir esse propósito, metodologicamente, apoiar-se- em revisão bibliográfica da produção sobre o tema, análise de documentos legais como Constituição Federal de 1988, LDB 9.394/96, Projeto Político Pedagógico, dentre outros de suporte teórico e pesquisas empíricas. Objetiva contextualizar a Reestruturação da educação e do Trabalho docente no cenário de mundialização do capital, face às reformas educacionais, em âmbito nacional.Os dados são preliminares, pois a pesquisa encontra-se em andamento.
O objetivo deste trabalho foi analisar a concepção de alunos da educação básica acerca do conceito de cidadania e discutir os desafios de se educar para cidadania nesse nível de ensino.
Situamos a crise ambiental contemporânea como um desafio amplo e complexo que demanda atenção dos diversos segmentos da sociedade. E, em especial, da educação, no intento de questionar se as políticas da Educação Ambiental (EA), referentes à formação docente, estão atendendo a essa demanda no sentido de promover, por meio da escola, alternativas que contribuam para “cuidar do Brasil” e promovam a sustentabilidade em suas múltiplas dimensões, conforme preconizam.
O presente trabalho tem como objetivo analisar a oferta dos serviços de Educação Especial no contexto das Redes Municipais de Ensino de Santa Maria e Porto Alegre situadas no Estado do Rio Grande do Sul