Zona de identificação
Código de referência
BR CMV-GO EPT-DCO-040
Título
Transformações curriculares na educação básica produzidas pelo IDEB.
Data(s)
- 2014-10 (Criação)
Nível de descrição
Item
Dimensão e suporte
Informação não disponível.
Zona do contexto
Nome do produtor
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Nesse artigo analisam-se algumas transformações que estão ocorrendo no currículo da educação básica em função do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O currículo é entendido para além de sua dimensão técnica (lista de conteúdos, transmissão de conteúdos...). O currículo é um artefato cultural. Mais do que lidar com conteúdos e conhecimentos, o currículo lida com sujeitos, produzindo identidades e diferenças. A pesquisa de campo foi feita por meio de entrevistas semiestruturadas com professores das séries finais do ensino fundamental de uma escola pública estadual de Campo Grande – MS, que em 2011 obteve um dos melhores índices. Pela pesquisa foi possível concluir que o currículo das disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa é o mais afetado, mas o currículo das outras disciplinas também é afetado.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Nota
O objeto digital não disponível. O arquivo original pode ser encontrado nos Anais dos Encontros Regionais da Anped.
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
- Backes, José Licínio (Assunto)
- Pavan, Ruth (Assunto)