Neste texto apresentamos alguns dos resultados de uma pesquisa concluída, cujo objeto é formação de professores de História, na modalidade de Educação a Distância (EAD) nas instituições mineiras provedoras – Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) e Universidade de Uberaba (UNIUBE). O objetivo foi analisar os projetos político-pedagógicos, os currículos, os saberes e as práticas pedagógicas nos cursos de formação inicial de professores de História, na modalidade EAD, focalizando os aspectos fragilizadores e potencializadores. A pesquisa situa-se no campo da abordagem qualitativa, sendo realizado um estudo de caso múltiplo. Os dados obtidos evidenciaram diversas fragilidades como: o desconhecimento do PPP e a fragmentação dos conteúdos. E, apresentaram potencialidades, como: o comprometimento dos professores com a prática pedagógica e a formação docente.
O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a implementação da EAD e institucionalização da UAB nas universidade brasileiras, em especial, na UFT enquanto política de expansão da educação superior.
Este trabalho tem por objetivo avaliar a implementação da Lei 10.639/03 – formulada e implementada pela SECAD através dos programas Rede para a Diversidade e Uniafro no âmbito da UAB no estado de Mato Grosso. Como esses programas abrangem a universidade, o estado e seus respectivos municípios, optou por delimitar a área de estudo, focalizando os programas executados no âmbito da universidade através do NEPRE. Essa pesquisa avaliativa teve como sujeitos alunos dos cursos Relações Raciais e Educação na Sociedade Brasileira. A coleta de dados foram leis, documentos e relatórios, bem como um questionário aplicado via online aos alunos dos cursos. Constatou-se que apesar de se tratar de um programa federal com uma rede estruturada, o alcance dos processos de formação para a implementação da Lei 10.639/03 tem sido restritos no estado de Mato Grosso.
Este artigo busca mostrar aspectos da educação à distância no cenário educacional. A educação a distância na última década passou por um crescimento muito acentuado, principalmente em relação ao número de cursos ofertados, vagas nas IES e números de alunos matriculados. A Educação a distância não é uma modalidade de ensino recente, muitos investimentos estão sendo realizados nas diversas instituições de ensino, assim foi necessário criar normas e exigências que as mesmas devem cumprir para estabelecer um mínimo de qualidade em seu ensino. No Brasil, uma das primeiras regulamentações que surgiram foi na LDB que não abrangia toda a extensão necessária à essa modalidade. Com a expansão de matrículas nos cursos de EAD, podemos identificar um alto índice de evasão que ocorre nessa modalidade, principalmente nos cursos de Engenharia.
O texto aborda a expansão da modalidade a distancia (EaD) na educação superior no Brasil, destacando suas principais características, com base nos Censos da Educação Superior de 2001 a 2012 e CensoEaD -2012, da Associação Brasileira da Educação a Distância.
Este estudo se estabelece enquanto um recorte acerca do papel e ação do tutor a distância no Sistema Universidade Aberta do Brasil a partir do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade de Brasília a fim de identificar as principais problemáticas deste ator neste contexto, já que ele é considerado o protagonista desta formação.
Este trabalho faz parte de uma pesquisa em desenvolvimento, na qual discutimos o(s) tipo(s) de letramento(s) a partir de livros didáticos de língua portuguesa. Logo, nosso objetivo principal no XII Encontro de Pesquisa em Educação Centro-Oeste é socializarmos as nossas primeiras impressões sobre essa pesquisa em andamento e colhermos informações do grupo de discussão a fim de verificarmos se os alunos dos cursos à distância estão saindo do ensino médio letrados digitalmente para atuar no ensino superior em um contexto digital. A base teórica ampara-se em autores da área de Educação, Filosofia da Linguagem e Linguística e Novas Tecnologias. A metodologia se insere no paradigma qualitativo e tem um caráter bibliográfico e documental. Portanto, esse encontro será enriquecedor para a nossa pesquisa.
Em nossa cultura é dominante a ideia de que o ato de aprender está associado a frequentar uma sala de aula e lá concentrar esforços para o gerenciamento da relação entre ensinar e aprender.
Este estudo é oriundo de uma pesquisa qualitativa que investiga a mediação pedagógica na educação a distância (EAD). Discute-se a interação a partir de uma ferramenta disponível nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) que é o fórum educacional. A etnografia virtual permitiu observar a comunicação que ocorre em um fórum de um curso de especialização a distância. Observou-se a comunicação multilateral desde a mensagem de abertura que provocou a discussão do fórum às trocas de mensagens que o percorreram. Os dados revelaram que a interação ocorre na relação cursista-cursista e que se desenvolve conforme a autonomia do estudante para com seu próprio aprendizado. Evidenciou-se a ausência de mediação pedagógica sendo que o fórum se deteve, em grande parte, a monólogos e poucos diálogos, o que, supostamente, foge às expectativas de um fórum educacional.