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Educação de Jovens e Adultos
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O ensino de arte na educação de jovens e adultos: uma análise sociológica.

Este texto apresenta alguns resultados de uma pesquisa de Mestrado que teve como objetivo compreender que concepções sobre a arte possuem alunos da EJA, segmento ensino médio, em Mato Grosso. Este estudo se fundamentou na pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e interpretativo. As informações foram analisadas à luz do viés sociológico. Os alunos desvelaram conceitos de arte que necessitem ser ampliados por meio do conhecimento e do contato com as diferentes manifestações artísticas, pois a arte é uma produção humana, portanto, objeto de conhecimento. E, que aprender a ler, a compreender a obra por meio do fazer artístico, os podem tornar leitores competentes e capacitados para compreenderem os diferentes textos visuais presentes em seu meio social, produzindo interpretações significativas do mundo a sua volta.

A escolha dos conteúdos de matemática na educação de jovens e adultos (EJA): um estudo com professores do ensino médio em Juína, MT.

Visando compreender o papel dos professores na construção do currículo de Matemática, foi realizada uma pesquisa com objetivo de analisar como esses sujeitos selecionam os conteúdos de ensino e os fatores condicionantes desse processo. Participaram do estudo oito docentes que lecionam Matemática no Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Juína/MT. Os dados foram obtidos por meio de questionários, entrevistas e observação dos professores na construção do planejamento. Os resultados mostram que a seleção dos conteúdos que compõem o planejamento anual ocorre de forma aligeirada e tendo como referência os conteúdos listados nos livros didáticos. Em sala de aula o professor faz nova seleção, considerando a realidade dos alunos e as condições de trabalho na escola. A carência de formação específica para atuar na EJA dificulta a construção da autonomia do professor nesse processo.

O PROEJA no IFG - câmpus Goiânia: contradições, limites e perspectivas.

Este trabalho se propõe discutir como o processo de implantação e implementação do PROEJA no Câmpus Goiânia tem se desenvolvido. Isto, por meio da análise de dados coletados junto aos gestores, professores e alunos dos cursos Técnicos Integrados em Serviços de Alimentação e Cozinha e também daqueles provenientes dos documentos relativos ao PROEJA, construídos dentro e fora do IFG – Câmpus Goiânia. Estes foram confrontados com as discussões teóricas sobre a Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional inseridas em uma sociedade cujos fundamentos emergem de uma sociedade dependente em relação aos países centrais do capitalismo.

Ensino médio: tendências estatísticas recentes e persistência de interrogações.

O presente trabalho verifica o comportamento recente destas tendências por meio das estatísticas populacionais e educacionais. Os resultados indicam que a redução das matrículas não foi revertida, entretanto, as taxas de reprovação e abandono, bem como a taxa líquida de escolarização, avançam, se bem que muito vagarosamente.

A contribuição de freire no processo de aprendizagem dos educandos da educação de jovens e adultos (EJA).

Este trabalho é resultado de pesquisa de mestrado em andamento na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Inicialmente, pretendemos apresentar os primeiros desafios vividos por Paulo Freire, ainda criança e discorrer sobre a obra “Pedagogia do Oprimido” (1987) com o suporte de outras obras do mesmo autor e uma obra de Rodrigues (2013) que contribui para compreensão do assunto tratado. Estas leituras são imprescindíveis para quem deseja compreender acerca do universo de uma educação popular, de uma prática educativa que transcenda o ensino dos conteúdos e a simples abordagem de disciplinas esvaziadas de sentido. Com estas leituras é possível uma atuação pedagógica politizadora e crítica, voltada para uma educação capaz de alcançar os anseios da classe trabalhadora, buscando desenvolver metodologias condizentes ao ensino para os sujeito da Educação de Jovens e Adultos.

Educação popular e educação de jovens e adultos: a experiência do Projeto Aja Expansão na rede municipal da educação de Goiânia (2001-2004).

Pretende-se neste texto analisar a proposta de Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos do Projeto AJA - Expansão, buscando reconstruir a memória dos processos formativos vivenciados pelos sujeitos que participaram da experiência do Projeto AJA-Expansão na Rede Municipal de Educação de Goiânia (2001-2004). Nesta perspectiva considera-se necessário analisar os referenciais que subsidiaram as práticas de alfabetização e a sua articulação com os fundamentos da alfabetização no campo da Educação Popular.

Coordenação pedagógica da educação de jovens e adultos do centro de ensino médio 03 – Ceilândia: diário de itinerância e construções para uma escuta sensível e coletiva da pesquisa.

Essa investigação apresenta o caminho que está sendo trilhado para a construção de uma pesquisa-ação existencial radical com os professores e estudantes que trabalham na Educação de Jovens e Adultos do Centro de Ensino Médio 03 de Ceilândia-DF. Os alicerces dessa pesquisa têm como referência as experiências pessoais e profissionais das pesquisadoras, bem como os alicerces práxicos elaborados por Barbier (1997). O principal instrumento de coleta de dados é o Diário de Itinerância das pesquisadoras que, semanalmente, estão presentes nas coordenações pedagógicas da escola. Percebe-se pela análise dos registros que há no campo de investigação certezas e incertezas, medos e alegrias. É nesse movimento da realidade que as pesquisadoras se colocam e, a partir desse enfrentamento, vão abrindo caminhos para uma escuta sensível e coletiva da pesquisa.

Educação de jovens e adultos: a implementação dos fóruns de EJA em Mato Grosso.

Este trabalho tem por objetivo compreender o processo de criação do Fórum de Educação de Jovens e Adultos de Mato Grosso, a partir da análise de sua implementação durante a década de 1990. A década de 90 foi escolhida como recorte temporal pelo fato de ter sido o período em que havia necessidade de reunir as lideranças de EJA para pensar encaminhamentos a serem levados para V CONFITEA

Reflexões sobre o processo seletivo para admissão ao Proeja nos IFET´s.

Este trabalho tem por objetivo apresentar breves reflexões acerca dos processos seletivos para admissão dos discentes aos cursos do Programa Nacional de Integração da Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, ofertados no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Os dados analisados constam da pesquisa de dissertação do autor, realizada por meio de questionários e entrevistas, do estado da arte do objeto analisado e editais de processos seletivos em Instituições da Rede. Verificou-se que há uma diversidade de práticas de gestão em relação ao processo analisado. Nas Instituições mais abertas às ofertas dos cursos do Programa, a seleção tende a ser mais criteriosa, enquanto nas demais se realiza de modo simplificado tendo em vista apenas o atendimento das exigências legais em relação à obrigatoriedade da oferta.
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