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Educação de Jovens e Adultos Com objeto digital
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O ensino de arte na educação de jovens e adultos: uma análise sociológica.

Este texto apresenta alguns resultados de uma pesquisa de Mestrado que teve como objetivo compreender que concepções sobre a arte possuem alunos da EJA, segmento ensino médio, em Mato Grosso. Este estudo se fundamentou na pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e interpretativo. As informações foram analisadas à luz do viés sociológico. Os alunos desvelaram conceitos de arte que necessitem ser ampliados por meio do conhecimento e do contato com as diferentes manifestações artísticas, pois a arte é uma produção humana, portanto, objeto de conhecimento. E, que aprender a ler, a compreender a obra por meio do fazer artístico, os podem tornar leitores competentes e capacitados para compreenderem os diferentes textos visuais presentes em seu meio social, produzindo interpretações significativas do mundo a sua volta.

A escolha dos conteúdos de matemática na educação de jovens e adultos (EJA): um estudo com professores do ensino médio em Juína, MT.

Visando compreender o papel dos professores na construção do currículo de Matemática, foi realizada uma pesquisa com objetivo de analisar como esses sujeitos selecionam os conteúdos de ensino e os fatores condicionantes desse processo. Participaram do estudo oito docentes que lecionam Matemática no Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Juína/MT. Os dados foram obtidos por meio de questionários, entrevistas e observação dos professores na construção do planejamento. Os resultados mostram que a seleção dos conteúdos que compõem o planejamento anual ocorre de forma aligeirada e tendo como referência os conteúdos listados nos livros didáticos. Em sala de aula o professor faz nova seleção, considerando a realidade dos alunos e as condições de trabalho na escola. A carência de formação específica para atuar na EJA dificulta a construção da autonomia do professor nesse processo.

O PROEJA no IFG - câmpus Goiânia: contradições, limites e perspectivas.

Este trabalho se propõe discutir como o processo de implantação e implementação do PROEJA no Câmpus Goiânia tem se desenvolvido. Isto, por meio da análise de dados coletados junto aos gestores, professores e alunos dos cursos Técnicos Integrados em Serviços de Alimentação e Cozinha e também daqueles provenientes dos documentos relativos ao PROEJA, construídos dentro e fora do IFG – Câmpus Goiânia. Estes foram confrontados com as discussões teóricas sobre a Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional inseridas em uma sociedade cujos fundamentos emergem de uma sociedade dependente em relação aos países centrais do capitalismo.

Educação popular e educação de jovens e adultos: a experiência do Projeto Aja Expansão na rede municipal da educação de Goiânia (2001-2004).

Pretende-se neste texto analisar a proposta de Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos do Projeto AJA - Expansão, buscando reconstruir a memória dos processos formativos vivenciados pelos sujeitos que participaram da experiência do Projeto AJA-Expansão na Rede Municipal de Educação de Goiânia (2001-2004). Nesta perspectiva considera-se necessário analisar os referenciais que subsidiaram as práticas de alfabetização e a sua articulação com os fundamentos da alfabetização no campo da Educação Popular.

Coordenação pedagógica da educação de jovens e adultos do centro de ensino médio 03 – Ceilândia: diário de itinerância e construções para uma escuta sensível e coletiva da pesquisa.

Essa investigação apresenta o caminho que está sendo trilhado para a construção de uma pesquisa-ação existencial radical com os professores e estudantes que trabalham na Educação de Jovens e Adultos do Centro de Ensino Médio 03 de Ceilândia-DF. Os alicerces dessa pesquisa têm como referência as experiências pessoais e profissionais das pesquisadoras, bem como os alicerces práxicos elaborados por Barbier (1997). O principal instrumento de coleta de dados é o Diário de Itinerância das pesquisadoras que, semanalmente, estão presentes nas coordenações pedagógicas da escola. Percebe-se pela análise dos registros que há no campo de investigação certezas e incertezas, medos e alegrias. É nesse movimento da realidade que as pesquisadoras se colocam e, a partir desse enfrentamento, vão abrindo caminhos para uma escuta sensível e coletiva da pesquisa.

Educação de jovens e adultos: a implementação dos fóruns de EJA em Mato Grosso.

Este trabalho tem por objetivo compreender o processo de criação do Fórum de Educação de Jovens e Adultos de Mato Grosso, a partir da análise de sua implementação durante a década de 1990. A década de 90 foi escolhida como recorte temporal pelo fato de ter sido o período em que havia necessidade de reunir as lideranças de EJA para pensar encaminhamentos a serem levados para V CONFITEA

PROEJA Transiarte: a construção de um itinerário formativo em Ceilândia DF.

Essa investigação busca contribuir com a construção de um itinerário formativo dialogando três grandes áreas, a Educação de Jovens e Adultos, a Educação Profissional e a Transiarte. A metodologia adotada é a pesquisa-ação, baseada em Barbier (2007) e Thiollent (2007). O referencial práxico está alicerçado em Ramos (2009), em Gramsci (1978), em Vigostki (2001) e Freire (2005,2008), dentre outros. A principal questão da pesquisa é compreender quais as significações e indicações de estudantes do Centro de Ensino Médio 03 e Centro de Educação Profissional de Ceilândia, à possível construção de um itinerário formativo entre a Educação de Jovens e Adultos e a Educação Profissional. A partir dessas significações constrói-se, em primeira aproximação, um itinerário formativo, tendo como curso inicial, o Proeja Formação Inicial e Continuada em Arte Digital Básico.

Possibilidades de inserção da cultura didática digital na Educação de Jovens e Adultos.

A partir de 2008 desenvolvem-se experiências com educandos e educadores da educação de jovens e adultos trabalhadores com ênfase na disseminação de uma estratégia que promova espaços para criação e a construção coletiva a partir de dispositivos e suportes tecnológicos. A práxis desenvolvida pauta-se no trabalho coletivo e nas produções estéticas tecnológicas significativas, que dialogam com as experiências de vida dos educandos no coletivo, a partir da situação problema desafio materializadas em diferentes formatos digitais, como vídeo, animação, poesia, entre outros. Esse artigo apresenta reflexões da arte digital na educação de jovens e adultos.

Jovens alunos do Proeja de Urutaí: concepções acerca da escolarização e do mundo do trabalho.

O presente texto apresenta alguns resultados de uma pesquisa de mestrado que teve como propósito investigar quem são os jovens alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), no Instituto Federal Goiano (IFGoiano), campus de Urutaí. Objetiva refletir acerca das concepções dos jovens sobre a educação escolar profissionalizante e o mundo do trabalho após participarem de um programa educacional que objetiva a leitura ampliada de mundo por meio da integração curricular entre formação geral e formação especifica de nível médio para o público da EJA em uma instituição federal reconhecido por eles como escola diferenciada e de excelência no ensino oferecido aos seus alunos.

Educação de jovens e adultos em espaço prisional: um olhar para a reinserção social.

A educação pode ser instrumento tanto para manutenção como para transformação do ser humano e da sociedade. O fato é que, como nos alerta Brandão (2011), estamos imbricados com a educação e desta forma nos envolvemos nos seus diferentes contextos, o que nos possibilita entender e explicar a realidade, enfrentar os problemas do dia a dia, buscar soluções, tomar decisões, agir criticamente, diante da realidade e intervir para transformá-la ou mantê-la, e transformar a si mesmo enquanto sujeito inconcluso, histórico, crítico e criador.
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