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Movimento de Educação de Base em Goiás (MEB-GO) História da Educação Brasileira
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Entrevista Alda MEB - Movimento de Educação de Base.

O documento apresenta uma entrevista com a profª Alda na qual é explanado alguns contextos históricos, políticos que ocorreram antes, durante e pós a criação do Movimento de Educação de Base em Goiás. O documento possui uma estrutura de pesquisa com tópicos que acenam para uma compreensão pormenorizada da estruturação e do andamento das atividades do Movimento.

Movimento de Educação de Base - Memória 1961-1971 (Osmar Fávero - proj. desenvolvido com apoio do CNPq, pela Fundação Getúlio Vargas, Instituto de Estudos Avançados em Educação).

Projeto desenvolvido com apoio do CNPq, pela Fundação Getúlio Vargas, Instituto de Estudos Avançados em Educação. Elaborado por Osmar Fávero é um relato da história do MEB, de 1961 a 1971. Listagem dos documentos do período de 1961 a 1971 em anexo.

Primeiro esbôço para uma monografia: sôbre o MEB 10 anos.

O documento apresenta a estrutura para a escrita de uma monografia acerca da historia do MEB; Introdução (justificativa: crescimento horizontal E vertical), estrutura (jurídica e institucional da entidade), fundamentação filosófica e educacional, área de atuação (evolução, critérios, área prioritária e não prioritárias), recursos (humanos, técnicos, materiais, financeiros), metodologia (evolução, unidade de serviço), desenvolvimento quantitativo (tabelas), experiências significativas, relacionamento com outras entidades, observação final (prospectiva para 1972), bibliografia.

Cultura popular, educação popular: memória aos 60 anos.

O documento apresenta as ideias geradoras sobre; Cultura Popular segundo os autores: Estevam Martins e Ferreira Gullar. Conceitos assumidos; pelo CPC da UNE, manifesto de 1962, MEB e MCP. Sistema Paulo Freire; conscientização e alfabetização: uma nova visão do processo; fundamentação teórica do Sistema Paulo Freire de Educação; Educação de adultos e unificação da cultura; conscientização e alfabetização: uma visão prática do sistema Paulo Freire. Movimento de Educação de Base; educação e conscientização, visão do trabalho educativo, relatório do II Encontro de Animação Popular, Animação Popular. Esforço de União e Integração; Encontro Nacional de Alfabetização e Cultura Popular/Resoluções. Revisão dos anos 60, nos anos 60; Cultura Popular: esboço de uma resenha critica.

Estado e educação popular.

“Um estudo macrossociológico das origens e das vicissitudes da educação de adultos na sociedade brasileira, o Autor oferece uma contribuição decisiva para maior e melhor conhecimento e avaliação das relações entre Estado e educação popular, ultrapassando o modelo ensaístico até então prevalecente no tratamento desse problema nacional. Com rigor e profundidade são pesquisadas questões fundamentais dessa problemática, relativas às raízes da crença no imperativo social de educação para todos”. (Palavras do Autor)
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