O documento apresenta uma entrevista com a profª Alda na qual é explanado alguns contextos históricos, políticos que ocorreram antes, durante e pós a criação do Movimento de Educação de Base em Goiás. O documento possui uma estrutura de pesquisa com tópicos que acenam para uma compreensão pormenorizada da estruturação e do andamento das atividades do Movimento.
Apresenta algumas considerações sobre a Educação de Adultos nas décadas de 50 e 60, como ocorreu a implantação da Escola Radiofônica em Natal – Aracajú. É mencionado sobre o Auto-Didatismo e reúne os treinamentos realizados em Goiás.
Projeto desenvolvido com apoio do CNPq, pela Fundação Getúlio Vargas, Instituto de Estudos Avançados em Educação. Elaborado por Osmar Fávero é um relato da história do MEB, de 1961 a 1971. Listagem dos documentos do período de 1961 a 1971 em anexo.
O documento apresenta a estrutura para a escrita de uma monografia acerca da historia do MEB; Introdução (justificativa: crescimento horizontal E vertical), estrutura (jurídica e institucional da entidade), fundamentação filosófica e educacional, área de atuação (evolução, critérios, área prioritária e não prioritárias), recursos (humanos, técnicos, materiais, financeiros), metodologia (evolução, unidade de serviço), desenvolvimento quantitativo (tabelas), experiências significativas, relacionamento com outras entidades, observação final (prospectiva para 1972), bibliografia.
Refere-se a extratos de publicações, relatórios e estudos do Movimento de Educação de Base Nacional. Por ser a segunda parte do documento, traz os capítulos V ao VIII.
O documento trata da entrega do prêmio Reza Pahlevi à secretária do MEB em Paris e, fala do Movimento desde seu início até os fatos ocorridos em 1964, exemplo, o veto da cartilha “Mutirão” 2º livro.
O documento apresenta as ideias geradoras sobre; Cultura Popular segundo os autores: Estevam Martins e Ferreira Gullar. Conceitos assumidos; pelo CPC da UNE, manifesto de 1962, MEB e MCP. Sistema Paulo Freire; conscientização e alfabetização: uma nova visão do processo; fundamentação teórica do Sistema Paulo Freire de Educação; Educação de adultos e unificação da cultura; conscientização e alfabetização: uma visão prática do sistema Paulo Freire. Movimento de Educação de Base; educação e conscientização, visão do trabalho educativo, relatório do II Encontro de Animação Popular, Animação Popular. Esforço de União e Integração; Encontro Nacional de Alfabetização e Cultura Popular/Resoluções. Revisão dos anos 60, nos anos 60; Cultura Popular: esboço de uma resenha critica.
O trabalho propõe‐se a apresentar um levantamento de pesquisa sobre a história da escolarização das populações de origem africana e afrodescendentes no pós‐abolição, em Florianópolis, Santa Catarina, no período compreendido entre 1888 a 1930.