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Educação Inclusiva
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Sequência Fedathi e deficiência visual: um estudo de caso com uma aluna da licenciatura em matemática em uma disciplina da EAD.

O presente artigo sintetiza uma pesquisa feita sobre a inclusão de alunos com deficiência visual na educação superior a partir do relato de experiência de uma aluna cega no curso de licenciatura em matemática na Universidade Federal do Ceará (UFC) na modalidade semipresencial ou educação a distância (EaD).

Representações sociais dos participantes de um curso de atendimento educacional especializado sobre a escolarização de alunos surdos na escola regular.

Esse artigo possui o objetivo de abordar reflexões sobre um Curso de Aperfeiçoamento em Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado para Pessoas Surdas. Entre as questões que nortearam esse trabalho está: Quais as representações sociais dos professores das escolas públicas sobre a inclusão de alunos surdos na escola regular? Quais são as principais dificuldades para que a inclusão de alunos surdos aconteça? Utilizamos um dos fóruns do curso para apreendermos alguns dos diálogos estabelecidos pelos cursistas no que diz respeito à educação de surdos. O referencial teórico metodológico utilizado foi o das Representações Sociais, na perspectiva moscoviciana. As reflexões e diálogos tecidos pelos sujeitos nos mostram que questões como falta de profissionais, falta de infraestrutura, necessidade de formação docente para atuar com as diferenças foram bastante comentadas no fórum.

Práticas pedagógicas e inclusão: a articulação dos diferentes saberes docentes.

O texto apresenta uma reflexão sobre como são construídos os saberes docentes, como se modificam no decorrer da prática, se são objeto de reflexão e de efetiva transformação no fazer docente possibilita ao professor qualificar e redimensionar sua ação pedagógica sempre que necessário.

Políticas públicas de inclusão e a governamentalidade  neoliberal: o programa “Viver sem Limite” .

O presente trabalho tem como objetivo problematizar as políticas públicas de inclusão para pessoas com deficiências como estratégias de governamento desses sujeitos. Utilizando a ferramenta conceitual da Governamentalidade pensada por Foucault (2008), destacamos o programa do governo federal “Viver sem Limite”.

Políticas de educação especial na perspectiva da educação inclusiva no Brasil.

O presente artigo tem por objetivo analisar o processo de inclusão a partir da legislação e de dados de matrícula de alunos com deficiências na educação básica e expor a evolução das políticas públicas da modalidade de educação especial na perspectiva da educação inclusiva.

Pesquisas no campo da educação de jovens e adultos (EJA) no e do estado de Santa Catarina.

O artigo tem o objetivo de situar o estado do conhecimento das pesquisas no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no e do Estado de Santa Catarina. Mediante dados a partir do banco de teses da CAPES, foi delimitada a distribuição no tempo das pesquisas stricto sensu, por instituição, objetos de pesquisa, referenciais teórico‐metodológicos e contribuições da pesquisa.
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