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Educação Inclusiva
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Currículo escolar e educação especial: diálogos possiveis.

O artigo discute alguns pressupostos da inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, a situação se torna mais complexa.Considerando que estes são sujeitos que trazem percursos de aprendizagem diferenciados, necessidades de acessar uma pluralidade de conhecimentos distantes dos institucionalmente valorizados.

Deficiência intelectual: um mapeamento de teses e dissertações sobre adaptação curricular.

Eixo 7. A discussão a favor da Educação Inclusiva em nosso país vem crescendo significativamente pautada pelo paradigma da Educação para todos. A escolarização das pessoas com deficiência foi caracterizada pela exclusão, depois pela segregação, passando pela fase de integração, seguida da fase da inclusão nas últimas décadas do século XX.

Formação de professores do atendimento educacional especializado para alunos surdos em São Bernardo do Campo.

O trabalho objetiva delinear o funcionamento do AEE na perspectiva da Educação Inclusiva em SBC; compreender como ocorre a formação dos professores que atuam no AEE a alunos surdos e contribuir para a reflexão acerca da política de formação para estes professores.

A educação do aluno com deficiência intelectual na rede regular de ensino do município de São Paulo: considerações sobre o processo avaliativo.

O presente trabalho faz parte de uma pesquisa que busca compreender a importância, no processo de aprendizagem, do uso da ficha avaliativa contida no documento “Referencial de Avaliação sobre a Aprendizagem de Alunos com Deficiência Intelectual” no campo da Língua Portuguesa.

O processo de aquisição da leitura e da escrita em Língua Portuguesa.

O texto apresenta uma síntese acerca do processo de aquisição da leitura e da escrita em Língua Portuguesa por surdos tem sido objeto de estudo e de preocupação entre os pesquisadores da área. O autor destaca a precariedade de acesso à apropriação da linguagem escrita e as inadequadas condições a que a maioria dos surdos é exposta colocam-se como um desafio a ser enfrentado.

Letramento e a dialética exclusão/inclusão: a função social da escrita por uma criança com paralisia cerebral.

O estudo que se segue tem como objetivo compreender qual a função social que a escrita assume no cotidiano de uma criança com paralisia cerebral. Trata-se, portanto, de um trabalho que pretende realizar uma investigação acerca do processo de letramento por uma criança com deficiência.

A criança com autismo na escola de educação infantil comum: possibilidades de práticas pedagógicas.

O artigo apresenta reflexões acerca da inclusão escolar na educação infantil. Como um movimento amparado pela legislação brasileira, a inclusão escolar deve garantir não só a vaga do aluno com necessidades educacionais especiais na escola comum, mas, também, a democratização de condições de ensino que permitem o acesso ao conhecimento acadêmico.

A visibilidade da população das pessoas com deficiência no jornal impresso: 1997 a 2000.

O texto apresenta uma síntese de uma pesquisa desenvolvida pelo “Grupo de Pesquisa sobre Formação de Recursos Humanos e Ensino em Educação Especial” com foco na produção de estudos integrados sobre políticas e práticas direcionadas à questão da inclusão escolar do público alvo da Educação Especial na realidade brasileira.

Análise histórica dos processos de inclusão/exclusão escolar por meio da contradição entre a medicalização e as contribuições dos médicos na educação.

Este estudo pretende fazer uma análise histórica dos processos de inclusão/exclusão escolar por meio da contradição entre a medicalização e as contribuições dos médicos na educação.

O bebê surdo na educação infantil: um olhar sobre inclusão e práticas pedagógicas.

Eixo 7. O trabalho analisa como ocorre a inclusão de dois bebês surdos (de 1 ano) na educação infantil do município de Vitória/ES. Como aporte teórico foi utilizada a perspectiva Histórico-Cultural do desenvolvimento humano, sob a perspectiva de que o sujeito se constitui nas relações sociais.
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