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Educação Especial
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Tendências temáticas da produção acadêmica sobre a educação de surdos.

Eixo 7. Este estudo objetivou identificar as tendências temáticas da produção acadêmica sobre o tema educação de surdos, considerando-se as teses e dissertações constantes no Banco de Teses da CAPES segundo o ASSUNTO Educação de surdos e ANO BASE 2005 a 2009. Constituiu-se em uma investigação de abordagem qualitativa, de caráter exploratório descritivo e natureza bibliográfica.

Sequência Fedathi e deficiência visual: um estudo de caso com uma aluna da licenciatura em matemática em uma disciplina da EAD.

O presente artigo sintetiza uma pesquisa feita sobre a inclusão de alunos com deficiência visual na educação superior a partir do relato de experiência de uma aluna cega no curso de licenciatura em matemática na Universidade Federal do Ceará (UFC) na modalidade semipresencial ou educação a distância (EaD).

Refletindo a formação e a atuação de professoras no atendimento educacional especializado.

O presente artigo apresenta as análises das opiniões, de treze professoras que atuam no Atendimento Educacional Especializado de escolas de um município de porte médio do Mato Grosso do Sul, sobre sua atuação. Foi realizado em situação de entrevista em grupo focal. Foram propostas discussões sobre as políticas públicas de inclusão escolar com vistas a favorecer o atendimento nas Salas de Recursos Multifuncionais e suscitar discussões sobre a formação de professores. Os resultados apontaram que nem todos os professores tem acesso às formações oferecidas; As propostas de formações, pautadas nas Políticas de Educação Inclusiva, não tratam da prática em sala de aula; A formação inicial não garante suporte para práticas pedagógicas. Discute-se a formação das professoras do AEE e alguns encaminhamentos para uma educação inclusiva.

Políticas públicas de inclusão e o governo das condutas docentes.

O presente trabalho é oriundo da dissertação de mestrado  “Políticas  Públicas  de  Inclusão  moldando  condutas  e  governando sujeitos” cujo material empírico constituiu‐se  de  dois  fascículos  da  coleção  “A  educação  Especial  na  Perspectiva  da  Inclusão  Escolar”,  intitulados  “A  Escola  Comum  Inclusiva”  e  “O  Atendimento  Educacional  Especializado  para  Alunos  com  Deficiência  Intelectual”. 

Políticas públicas de inclusão e a governamentalidade  neoliberal: o programa “Viver sem Limite” .

O presente trabalho tem como objetivo problematizar as políticas públicas de inclusão para pessoas com deficiências como estratégias de governamento desses sujeitos. Utilizando a ferramenta conceitual da Governamentalidade pensada por Foucault (2008), destacamos o programa do governo federal “Viver sem Limite”.

Políticas de educação especial na perspectiva da educação inclusiva no Brasil.

O presente artigo tem por objetivo analisar o processo de inclusão a partir da legislação e de dados de matrícula de alunos com deficiências na educação básica e expor a evolução das políticas públicas da modalidade de educação especial na perspectiva da educação inclusiva.

Percepção dos familiares e professores da educação infantil sobre a inclusão escolar da criança com deficiência uma experiencia na rede municipal de Joinville (SC).

Este artigo analisa a aplicabilidade das diretrizes expressas nos documentos que orientam a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, visando a compreensão do relacionamento entre família, escola e Atendimento Educacional Especializado.

Percepção das aulas de educação física na educação infantil para alunos com síndrome de down.

O artigo tem como objetivo caracterizar a prática do professor de educação física na educação infantil junto à criança com síndrome de Down. Para isto, participaram da pesquisa três professores de Educação Física que lecionam na educação infantil e que ministram aulas para crianças com síndrome de Down.

Os professores das salas de atividades e a inclusão escolar da criança com deficiência na educação infantil: processos de colaborações.

Neste trabalho tem por objetivo foi analisar a proposta/prática curricular para o desenvolvimento e aprendizagem de crianças com deficiência e o papel do Atendimento Educacional Especializado realizado na escola comum de educação infantil.
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