Taxonomia

Termos associados

1 descrição arquivística resultados para Instituto Superior de Educação

1 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

As licenciaturas nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: pressupostos para o enfrentamento à evasão.

Este trabalho pauta a implantação das licenciaturas nos Institutos Federais de Educação (IF) no âmbito das políticas de formação de professores. Tratou-se de problematizar a oferta de licenciaturas nos IF diante da contraditória realidade destes cursos nas instituições públicas de educação superior. Por um lado, uma suposta demanda por ampliação de vagas; por outro, uma inexpressiva presença de candidatos em busca de formação para a docência e, mais ainda inexpressiva, a soma de concluintes nas licenciaturas ofertadas nas universidades e institutos federais. A evasão figura entre os sintomas mais importantes dessa contradição. A resposta às questões levantadas exigiu a contextualização da expansão e a análise dos dados quantitativos, tomando-se os números da Sinopse da Educação Superior dos últimos dois anos e os números do Instituto Federal Catarinense (IFC), como caso estudado.