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Caracterização do acadêmico ingressante no curso de matemática de uma instituição de ensino superior do estado de Mato Grosso, Brasil.

Este trabalho teve como objetivo caracterizar o estudante que ingressa no curso de Licenciatura em Matemática através de um estudo de caso de uma Instituição de Ensino Superior do estado do Mato Grosso. Tal pesquisa foi realizada através de voluntários que responderam questionário socioeconômico e outro avaliativo dos conhecimentos de matemática. Os dados demonstram que a maioria dos alunos possui de 18 a 25 anos de idade, são do gênero feminino e possuem um bom domínio sobre as operações básicas, entretanto, metade do grupo possui déficits no domínio de equações. Analisar o perfil e o nível de conhecimento sobre matemática dos alunos ingressantes no curso de Licenciatura em Matemática é de extrema importância, pois estes serão os futuros profissionais da educação que irão nortear a aquisição de conhecimento de matemática das próximas gerações.

A utilização da modelagem matemática nas aulas de estatística descritiva: um estudo sobre o Índice de Preços ao Consumidor – IPC.

O presente trabalho relata a inserção da Modelagem Matemática nas aulas de Estatística Descritiva no terceiro período do curso de Engenharia Ambiental da Universidade de Rio Verde – Campus Caiapônia. Para relacionar os conceitos estatísticos com sua aplicação foram calculados os Índices de Preços ao Consumidor - IPC em três cidades goianas: Doverlândia, Piranhas e Caiapônia. As análises dos valores foram realizadas de acordo com as quantidades mínimas consumidas por uma pessoa dos principais produtos de uma cesta básica. O objetivo principal foi levar os alunos a criarem seus próprios números índices, tornando-os ativos no processo de aprendizagem. Ao concluir a aplicação da proposta, notou-se a grande importância da modelagem matemática no processo de aprendizagem, pois os alunos conseguiram relacionar os conteúdos trabalhados esua aplicabilidade.

A influência do livro didático de matemática na prática pedagógica do professor que ensina matemática na educação básica.

Este texto traz o resultado parcial de uma pesquisa cujo objetivo é investigar a influência da organização do conteúdo do livro didático de matemática na prática dos professores que ensinam matemática no Ensino Fundamental, em especial o conteúdo de geometria. A pesquisa se justifica pelo fato de o livro didático ainda ser, visivelmente, o material de apoio mais utilizado em sala de aula, quando não o único, e que, portanto, merece atenção especial de educadores e pesquisadores de todas as áreas do conhecimento. O referente estudo tem como base os pressupostos da abordagem qualitativa, e como instrumentos de coleta de dados, a entrevista, a observação e a análise documental. Durante as observações foi possível perceber que, apesar do professor ter domínio de conteúdo e autonomia para selecionar os temas, há momentos em que se faz necessário recorrer ao livro didático.