Zona de identificação
Código de referência
BR CMV-GO EPT-DCO-042
Título
A utilização da modelagem matemática nas aulas de estatística descritiva: um estudo sobre o Índice de Preços ao Consumidor – IPC.
Data(s)
- 2014-10 (Criação)
Nível de descrição
Item
Dimensão e suporte
Informação não disponível.
Zona do contexto
Nome do produtor
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
O presente trabalho relata a inserção da Modelagem Matemática nas aulas de Estatística Descritiva no terceiro período do curso de Engenharia Ambiental da Universidade de Rio Verde – Campus Caiapônia. Para relacionar os conceitos estatísticos com sua aplicação foram calculados os Índices de Preços ao Consumidor - IPC em três cidades goianas: Doverlândia, Piranhas e Caiapônia. As análises dos valores foram realizadas de acordo com as quantidades mínimas consumidas por uma pessoa dos principais produtos de uma cesta básica. O objetivo principal foi levar os alunos a criarem seus próprios números índices, tornando-os ativos no processo de aprendizagem. Ao concluir a aplicação da proposta, notou-se a grande importância da modelagem matemática no processo de aprendizagem, pois os alunos conseguiram relacionar os conteúdos trabalhados esua aplicabilidade.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Nota
O objeto digital não disponível. O arquivo original pode ser encontrado nos Anais dos Encontros Regionais da Anped.
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
- Barros, Glen Moreira (Assunto)
- Barros, Kliver Moreira (Assunto)