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Educação online: relação entre autonomia e mediação pedagógico-didática com a formação integral do aluno.

Este artigo refere-se a um recorte de uma pesquisa de doutorado focada nos processos de mediação pedagógica online. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de abordagem dialética que analisa qual a relação entre os conceitos de autonomia e mediação para formação integral do aluno. Foi realizada pesquisa bibliográfica e documental. Baseados em Gramsci e na Teoria Histórico-Cultural, explica-se que a autonomia como qualidade intelectual é construída ao longo da educação escolar, o que reforça sua relação com a necessidade de mediação pedagógico-didática para seu desenvolvimento. Por essa razão, esclaremos que é questionável apostar que adultos são autônomos baseado somente na idade biológica e, por isso, alguns discursos de Educação Online que usam do conceito de autonomia para dispensar a mediação pedagógica do professor são insuficientes para alcançar a formação integral do cidadão.

As tecnologias da informação e comunicação nas mediações entre professor, alunos e conteúdo: o que os planos de ensino dos professores revelam?

Este trabalho apresenta um recorte de uma pesquisa ação-formação desenvolvida com um grupo de professores do Ensino Fundamental voltado para a apropriação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). O objetivo é analisar, a partir das mediações possibilitadas pelas TIC, as propostas de uso destas sugeridas pelos professores na elaboração de planos de ensino. A maioria dos professores propõe a utilização das TIC como apoio às suas ações de exposição e transmissão de conhecimento, por meio do uso de vídeos, apresentações de slides, simuladores, textos e imagens. Apesar de ser uma real possibilidade de uso das TIC em sala de aula, esta escolha é pautada na transmissão de conhecimento, tal como ocorre em aulas expositivas.

A incorporação do notebook no trabalho docente e na mediação pedagógica: algumas reflexões.

As reflexões apresentadas neste trabalho abordam a incorporação das tecnologias na educação escolar, em sua dimensão pedagógica. O objetivo é apresentar discussões empíricoteóricas sobre as implicações do uso do notebook no trabalho docente. Trata-se de um estudo qualitativo, de tipo exploratório, do qual participaram trinta professores do projeto Professor Conectado, desenvolvido pela Secretaria de Educação de Anápolis/GO. Evidenciou-se, durante a pesquisa de campo, que o uso do notebook nas práticas pedagógicas foi predominantemente utilitarista e pragmático, sem que houvesse sua incorporação ao trabalho pedagógico, o que permite inferir pelo comprometimento do processo de mediação da aprendizagem dos alunos. Encontraram-se, todavia, indícios de um início de diálogo para a incorporação didática de recursos tecnológicos, o que aponta para um caminho já aberto.