Pesquisa da Educação

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) da fonte

Mostrar nota(s)

Termos hierárquicos

Pesquisa da Educação

Termos equivalentes

Pesquisa da Educação

Termos associados

Pesquisa da Educação

6 descrição arquivística resultados para Pesquisa da Educação

Somente resultados diretamente relacionados

Exigência da qualidade no campo da pós-graduação: a proposta contra-hegemônica.

graduação no decorrer dos anos de 1990. Contraditoriamente, o conceito acabou comprometendo o rigor e a relevância da produção no campo da educação, exigindo maior reflexão sobre o que a “qualidade” solicitada e suas demanda para a produção da área. Essa preocupação tem perpassado vários os estudos que têm analisado as bases epistemológicas da produção. Percebemos que a análise desse movimento nos ajuda à redefinir o conceito de “qualidade”, só que a partir de uma perspectiva contra hegemônica. Nesse sentido, desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica sob as orientações da dialética, que busca compreender e analisar o conceito hegemônico de qualidade para formular as bases de um novo conceito de “qualidade contra hegemônico” que toma a educação como bem comum.

Instrumentos para desconstrução do falso mito de democracia racial e para diminuição das desigualdades raciais no Brasil.

A participação do povo africano e indígena na construção na nação brasileira foi reconhecida de forma estigmatizada pelos livros de história, sendo privilegiado o homem branco europeu, tido como civilizador e superior. Distintos papéis foram atribuídos ao branco, negro e indígena, bem como empregados artifícios ideológicos para justificar a dominação e a exploração dos não-brancos. Pesquisas em Educação, ancoradas em abordagem qualitativa, voltadas às Políticas Públicas Educacionais, especialmente, à implementação da lei 10.639/03 e à inclusão das Relações Raciais no Currículo Escolar, revertem essa situação, pois, desconstroem mitos e enfrentam o racismo, uma vez que estimulam a reescrita da história e dão voz aos sujeitos historicamente silenciados e hostilizados. Pesquisas em Educação, Políticas Públicas Educacionais para Relações Raciais, Currículo Escolar.

Pesquisa educacional: uma análise epistemológica da produção acadêmica sobre professores.

Apresentamos um recorte de uma pesquisa que visa à análise epistemológica da produção acadêmica sobre professores de uma Região do Brasil. Realizada por pesquisadores em Rede que já analisaram cerca de quinhentos trabalhos referentes a uma década da produção sobre a temática. Sistematizou-se uma análise interdisciplinar das categorias e descritores, buscando relacionar o caráter epistemológico, político e ideológico, de maneira que se possa contribuir para a melhoria da qualidade da produção acadêmica nas diferentes linhas de pesquisa. Apresentamos o trabalho de construção de indicadores de qualidade sobre a construção de objetivos; buscamos definir parâmetros de qualidade diferentes da base ideológica das atuais políticas para a pós-graduação; construir parâmetros de qualidade que ajudem na criação de sentidos e significados sociais, éticos e políticos no trabalho investigativo.

A produção de pesquisas sobre polivalência e professor polivalente: uma análise dos periódicos nacionais entre 1980 – 2013.

O trabalho analisa o perfil traçado do professor polivalente em periódicos de circulação nacional publicados no período de 1980 a 2013. Foram eles: Cadernos CEDES, Cadernos de Pesquisa, Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, revista Educação & Sociedade, Revista Educação e Pesquisa e Revista Em Aberto. Do total de 4.340 artigos publicados apenas 138 analisou o professor polivalente, o equivalente a 3% do total de publicações. Identificamos quatro eixos sob os quais os estudos sobre realizados: formação, atuação, formação e atuação, e representação social. Dos artigos que tratam sobre o professor dos AIEF, somente 02 artigos o trata a partir de sua polivalência. Conclui-se que a relação entre produção acadêmica e a construção da profissionalidade do professor polivalente apresenta-se fragilizada apontando para a necessidade de análises sobre suas condições concretas de trabalho.

A sociedade contemporânea e questões emergentes: implicações para o desenvolvimento do processo educacional.

A proposta deste trabalho insere-se XII Encontro de Pesquisa em Educação, Centro-Oeste, com a temática Pós-graduação e pesquisa em educação: contradições e desafios para a transformação social. É resultado de uma pesquisa em andamento, cujo objetivo é analisar implicações e dificuldades para o desenvolvimento do processo educacional em consonância com as exigências da sociedade contemporânea. O estudo foi desenvolvido com estudantes do Curso de Especialização em Docência Universitária, destinado a professores bacharéis de Instituições de Educação Superior. Os resultados indicam que os profissionais vão-se fazendo docentes, constroem suas identidades e atuam a partir de referências sociais, culturais, valorativas que perpassaram sua trajetória estudantil. A UNEB tem se constituído numa alternativa para o enfrentamento dos desafios da formação docente, além de representar uma oportunidade de democratização do ensino e melhoria da qualidade da Educação Básica na Bahia.