O documento apresenta uma síntese do primeiro ano de trabalho do MEB, com a previsão de verbas orçamentárias federais para o exercício de 1961, informações sobre as verbas do serviço do ministério da educação agricultura e saúde.
O documento trata dos dados estatísticos da UNESCO sobre o Brasil, quanto ao índice de analfabetismo e do subdesenvolvimento do país na década de 60. Ao final discorre também sobre o papel das Escolas Radiofônicas, no sentido de elevar a educação brasileira.
O documento apresenta o plano de trabalho para 1965, elaborado no II Encontro Nacional de Coordenadores, projetos do movimento estadual e local. Com aos seguintes tópicos: Introdução, condicionantes da política de trabalho, política de trabalho, áreas de atuação, metas, previsão financeira.
Relatório pormenorizado, planejamento para 1965. O documento traz algumas pontuações em relação à falta de escola em uma comunidade mal servida de estrada. Como despertar a comunidade.
O documento apresenta informações sobre como elaborar uma aula radiofônica, o que o professor precisa estudar e sistematizar para a transmissão da aula.