- BR CMV-GO EPT-DCO-457
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- 2014-10
Planejamento da Educação
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O presente artigo é um recorte de uma pesquisa mais ampla que busca analisar a gestão educacional com resultados de excelência praticada no Sistema Colégio Militar do Brasil – SCMB.
O Plano de Ações Articuladas (PAR) na gestão educacional municipal do Mato Grosso do Sul.
- BR CMV-GO EPT-DCO-483
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- 2014-10
Este trabalho objetiva analisar como se deu o planejamento e a execução do Plano de Ações Articuladas (PAR) em quatro municípios brasileiros, no período de 2007-2011, identificando impactos do apoio técnico e financeiro da União na melhoria da capacidade de planejamento do sistema educacional do município.
- BR CMV-GO EPT-DCO-485
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- 2014-10
A análise que contemplamos neste texto versa sobre uma pesquisa, em andamento, que objetiva captar a realidade em torno de inquietações sobre os desdobramentos da implementação do Plano de Ações Articuladas no município de Uberlândia – MG no período do primeiro mandato do governo Lula até os dias atuais
- BR CMV-GO EPT-DNNE-041
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- 2014-10
Discutir sobre avaliação é refletir sobre um tema que envolve inúmeras variáveis interferentes na aprendizagem dos alunos, relacionadas com as condições físicas e de funcionamento das escolas tais como: planejamento, organização escolar,assessoria educacional especializada, apoiosescolares oferecidos, nível de desenvolvimento dos alunos e suas características individuais,dentre outras.
EJA e planejamento educacional no século XXI.
- BR CMV-GO EPT-DSE-026
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- 2014-10
Eixo 4. Desdobramento da pesquisa de mestrado, este texto tem por objetivo problematizar conceitos relevantes que podem contribuir na análise da prática do planejamento voltado para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no limiar do século XXI. Para tanto, fundamenta-se em Barroso (2004); Delvaux (2009); Maroy (2011) e Oliveira (2009; 2011) e utiliza a pesquisa do tipo bibliográfica e documental. Explora os conceitos regulação e ação pública, uma vez que o país tem vivenciado a experiência democrática da Conferência Nacional de Educação (CONAE) em torno da elaboração do Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020. Tal processo evidencia um caráter profundamente fragmentário em face do regime de acumulação flexível do capital e da emergência de novos atores públicos e privados e, consequentemente, da heterogeneidade de interesses. No cenário globalizado, as estratégias de negociação assumem características de horizontalidade e de uma concepção menos linear e hierarquizada no contexto da formulação das políticas. Esses mecanismos tendem a relativizar e atenuar as tensões. Em que pese o fato de que tal dinâmica ocorra no contexto da correlação de forças hegemônicas capitalistas, o país vivencia uma experiência democrática na ação de planejar a educação não observada, na mesma medida, em outros momentos na história educacional do país.