Este estudo é resultado do Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia e busca compreender como são organizadas as práticas curriculares nas instituições de Educação Infantil da rede municipal de Ituiutaba-MG
Este estudo apresenta análise da política de currículo organizado em ciclos do município de Cuiabá-MT, a Escola Sarã e, tem por objetivo dar visibilidade e problematizar as mudanças realizadas nos textos políticos no período de 2006 a 2012. Analisamos os novos documentos publicados no referido período, pois tratam da orientação e reorganização das diretrizes curriculares para as escolas organizadas em ciclos de formação. Fundamentamos este estudo nas contribuições de Ball (2006; 2011), de Vieira (2014) Castro (2009), Lopes (2008), Oliveira (2008) e Freitas (2007). As mudanças realizadas indicam um deslocamento do currículo organizado em ciclos de formação humana para a avaliação, ou seja, do processo para o produto, com foco nos resultados a serem alcançados.
A política de currículo por Ciclos de Formação vem sendo uma das possibilidades mais profícuas de pensar uma forma mais justa no processo educativo, pois provoca o pensamento crítico da realidade social. Este artigo espera compreender quais influências e concepções presentes na política curricular por Ciclos de Formação em Mato Grosso. Teóricometodologicamente operamos com o Ciclo de Políticas que permite a visualização da circularidade de discursos e arenas de produção curricular. Os dados nos evidenciam que na política curricular analisada existe uma problemática, pois não há evidencias de estudos sobre as concepções dos Ciclos de Formação. Consideramos que para a construção da política de currículo por Ciclos de Formação é preciso que tenhamos um olhar atento as suas concepções que nos traz uma noção de educação democrática e justa, ponto falho na política analisada.