Práticas Educativas

Taxonomy

Code

Scope note(s)

Source note(s)

Display note(s)

Hierarchical terms

Práticas Educativas

Equivalent terms

Práticas Educativas

Associated terms

Práticas Educativas

9 archival descriptions results for Práticas Educativas

9 results directly related Exclude narrower terms

Cultura escolar e práticas educativas na escola estadual cônego monte - Natal/RN.

Sabe-se que a Igreja Católica desde a época colonial exerceu sua influência religiosa e propagou seus ideais através da educação comungando com o Estado brasileiro seu conjunto de práticas. No entanto, após a instauração da República no Brasil, no ano de 1889 e respaldada pela Constituição Federal de 1891, dar-se a separação formal entre Igreja e Estado, pertinentes às competências legais sobre a educação do país, considerando de direto o estado laico, livre de subvenções a quaisquer atividades religiosas, onde nenhuma escola pública poderia abarcar qualquer ensinamento religioso.

Blogando práticas educativas e tecendo saberes: jovens grafiteiras e questões de gênero em movimento.

A participação das jovens no espaço virtual (blog) e sua organização em um coletivo surgiu como estratégia para fortalecer a participação das mulheres no âmbito do movimento hip hop. Nossa proposta de trabalho objetivou analisar a atuação das jovens grafiteiras no espaço virtual (blog), considerando as práticas educativas desse coletivo no que colaboram - via estratégias de cyberativismo - para dar visibilidade as desigualdades de gênero no interior do movimento hip hop.

Educação no campo: entre dificuldades e estratégias no ensino mutisseriado.

Na educação do campo muitos são os desafios encontrados, entre eles estão as classes multisseriadas, em que professores trabalham com diversidade de alunos, séries e faixas etárias, e, na maioria das vezes sem experiência ou mesmo sem conhecimento sobre a educação do campo e as multisseries. Essa realidade exige uma postura profissional que valorize, principalmente, o conhecimento prévio de cada aluno. Esta pesquisa apresenta parcialmente alguns aspectos da realidade das classes multisseriadas do campo no município de Imperatriz,num contexto de dificuldades e estratégias adotadas pelas professoras na realização de suas práticas docentes.

Conhecimento OMÁGUA/KAMBEBA na Escola Municipal Três Unidos - AUA KAMBEBA/ Rio Cuieiras/baixo Rio Negro/ Manaus-AM.

O conhecimento sobre a Amazônia e a inquietação sobre seus aspectos sociais ganham mais visibilidade na pesquisa, contribuindo também para a formação dos educadores, incitando a busca por conhecimento acerca das práticas vivenciadas tanto na comunidade, quanto na escola, visando desencadear uma proposta pedagógica na qual se considere o multiculturalismo nas escolas amazônicas.

Educação infantil do/no campo: a garantia de permanência das crianças nas escolas públicas rurais.

O presente ensaio pretende caracterizar algumas práticas educativas da educação infantil na perspectiva das reivindicações por uma educação do campo no Estado de Sergipe. Os resultados aqui apresentados compõem o processo inicial do projeto de pesquisa apresentado e aprovado ao Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Sergipe.

Educação prisional.

O presente trabalho tem como objetivo apresentar alguns resultados da pesquisa em andamento sobre Educação Prisional, tendo como objeto o Centro de Inserção Social (CIS) de Goianésia-GO. Especificamente a pesquisa se propõe a investigar se as práticas educativas, o acompanhamento pedagógico e os planejamentos utilizados estão coerentes com uma proposta de educação emancipadora que promova a autonomia e inclusão de pessoas que estão à margem da sociedade. Os estudos começam com uma análise da história das prisões, destacando as mudanças no discurso em relação ao papel social dessa instituição. A pesquisa apresenta também a importância da educação enquanto fator de transformação social e crescimento pessoal e identifica a educação de jovens e adultos em privação de liberdade no campo do direito.

“[...] Quero cor de menina, essa aqui é de homem!”. Relações de gênero na perspectiva das crianças.

O presente estudo apresenta fragmentos de uma dissertação de mestrado já concluída. Tais fragmentos buscam discutir as problemáticas de identidade de gênero geradas no interior de um centro de educação infantil no tocante as reflexões a cerca dos espaços de participação das crianças nas práticas educativas. A pesquisa se deu numa instituição de educação infantil pública municipal da cidade de Dourados/MS. Optamos pela metodologia investigativa com as crianças numa abordagem qualitativa realizada como um estudo de caso de inspiração etnográfica. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados: diário de campo, registro fílmico e fotográfico. O estudo revelou que o espaço de participação consiste na complexidade das relações sociais que são estabelecidas entre as crianças, ficando visível a configuração de poder.

A lógica biomédica e o paradigma científico na escola.

O presente artigo tem como objetivo discutir teoricamente as consequências de um paradigma científico sobre as práticas educativas na escola como colaborador da lógica biomédica da sociedade. Apresentamos como um indicador à construção teórica deste trabalho, com base nos princípios da Epistemologia Qualitativa (GONZÁLEZ REY, 2005), a problematização da situação vivenciada no lócus de pesquisa (escola), a normatização das estratégias de aprendizagem, característica dos processos de institucionalização, como o ponto de partida para a reestruturação do espaço escolar como um espaço de aprendizagem. Para isso, a categoria subjetividade social da Teoria da Subjetividade de González Rey (2003) ajuda-nos a perceber o espaço escolar a partir de outra ótica.