Item 021 - A lógica biomédica e o paradigma científico na escola.

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Código de referência

BR CMV-GO EPT-DCO-021

Título

A lógica biomédica e o paradigma científico na escola.

Data(s)

  • 2014-10 (Criação)

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Âmbito e conteúdo

O presente artigo tem como objetivo discutir teoricamente as consequências de um paradigma científico sobre as práticas educativas na escola como colaborador da lógica biomédica da sociedade. Apresentamos como um indicador à construção teórica deste trabalho, com base nos princípios da Epistemologia Qualitativa (GONZÁLEZ REY, 2005), a problematização da situação vivenciada no lócus de pesquisa (escola), a normatização das estratégias de aprendizagem, característica dos processos de institucionalização, como o ponto de partida para a reestruturação do espaço escolar como um espaço de aprendizagem. Para isso, a categoria subjetividade social da Teoria da Subjetividade de González Rey (2003) ajuda-nos a perceber o espaço escolar a partir de outra ótica.

Avaliação, selecção e eliminação

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