Produção do Conhecimento

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Alfabetização: temáticas abordados em teses, dissertações e periódicos (1944-2009).

O objetivo desta pesquisa consiste em analisar os temas abordados nas pesquisas sobre alfabetização no Brasil no período de 1944 a 2009, em dissertações de mestrado, teses de doutorado e artigos de cinco periódicos: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (1944- 2009), Cadernos de Pesquisa da Fundação Carlos Chagas (1971-2009), Revista Brasileira de Educação (Anped), Revista de Educação da USP (1975-2009) e Revista Educação e Sociedade (CEDES, 1978-2009). A análise foi realizada por meio dos resumos e apresentada por décadas. O estudo mostra uma pulverização dos campos temáticos que precisam passar por uma avaliação, a fim de identificar aquelas que realmente contribuem para o avanço do conhecimento na área.

Foucault e as tentativas do corpus do conhecimento em pesquisa.

Este artigo surge das reflexões das investigações acadêmicas em relação aos aspectos que foram sendo pontuados sobre os pressupostos de Michel Foucault. Enquanto metodologia foi selecionada obras que atendam as demandas dos projetos de estudos, tendo como “pano de fundo” às complexas e inesgotáveis questões relacionadas à pesquisa, no sentido de contribuir com potencialidades e limitações, explicitadas naquilo que é denominado como latências, cujas origens são de diferentes ordens, canalizadas por angústias, dúvidas e receios, a ponto de poderem ser consideradas como um dos maiores entraves ao próprio “problema a ser investigado”. As análises dos relatórios demonstram as possibilidades de novas compreensões e interpretações de problemáticas contemporâneas, inscritas no contexto da sociedade, a partir do referencial.

Produção de conhecimento na formação continuada de professores.

Este artigo tem como objetivo analisar concepções que sustentam a proposta de formação continuada do Projeto Sala do Educador/MT, um projeto de formação continuada de educadores, e suas implicações no que se refere à produção de conhecimentos. A formação continuada tem sido destaque entre as políticas no campo educacional tendo em vista as discussões atuais acerca do papel do professor na reconfiguração das relações com o conhecimento. Os resultados aqui apresentados são parte de uma pesquisa de Mestrado e tiveram por base estudos de Alarcão (2001), Ghedin (2002), Tardif (2011), entre outros, adotando como instrumentos a observação e o uso de questionários com os professores participantes da formação durante o período de um ano. A investigação realizada indica alguns limites e possibilidades da formação continuada na perspectiva adotada.