Proposta curricular para o ensino de educação física: construção ou imposição?
- BR CMV-GO EPT-DCO-254
- Item
- 2014-10
O  objetivo  foi  compreender  o  processo  de  implantação  da  proposta  curricular para  a  Educação  Física  no  Ensino  Fundamental,  bem  como  identificar  a  organização curricular  dos  conteúdos  para  a  área  na  rede  municipal  de  Educação  da  cidade  de  CatalãoGO.  O  Currículo  Referência  Experimental  de  Educação  Física  para  o  Ensino  Fundamental adotado  pela  Secretaria  Municipal  Estadual  –  SME  foi  analisado  e  realizou-se  uma entrevista  com  oito  professores  de  Educação  Física  e  uma  coordenadora  pedagógica  para identificar  a  forma  de  construção  da  proposta  curricular  e  a  organização  curricular  dos conteúdos.  Os  resultados,  interpretados  pela  técnica  de  Análise  de  Conteúdo  de  Minayo(2002),  evidenciou  que  a  proposta  não  foi  construída  coletivamente  e  que  há  um descompasso  entre  o  que  foi  instituído/proposto  pela  SME  com  o  que  é  materializado  no dia a dia do professor de Educação Física.
    
    
  