O propósito do presente estudo é refletir sobre a formação de professores universitários. Tivemos como questionamentos: Quais contribuições oferecem os cursos de formação a professores universitários? Quais são os impactos gerados nas concepções dos docentes que participaram/participam dessas ações formativas? Realizamos uma análise qualitativa de dados, a partir da pesquisa bibliográfica, além de questionários junto aos professores universitários de uma Universidade pública da região do Triângulo Mineiro. Os dados analisados demonstram que houve mudanças na atuação profissional dos docentes, principalmente no que se refere aos seguintes aspectos: compreensão do que significa ser professor universitário, qualidade das aulas, metodologias ativas, relação professor-aluno, planejamento como importante estratégia do trabalho docente e avaliação como perspectiva formativa.
Este artigo tem como objetivo apresentar algumas opções teórico-metodológicas assumidas a partir de referenciais que tem subsidiado pesquisas em didática desenvolvimental.
O objetivo do presente estudo é analisar aspectos referentes à formação continuada de professores universitários. Dentre as ações desenvolvidas no contexto da Universidade Federal de Uberlândia, estão as rodas de conversa, que se constituem em espaços reflexivos da prática docente. Tivemos como questionamento: Quais são as potencialidades formativas de rodas de conversa desenvolvidas com professores atuantes na Educação Superior? Realizamos uma análise qualitativa de dados, a partir da pesquisa bibliográfica, além de observação e elaboração de notas de campo no decorrer das Rodas de Conversa. A análise dos dados demonstra que os docentes participantes consideram as Rodas de Conversa como importante espaço para a formação continuada, para elaboração de saberes docentes, assim como para o desenvolvimento da identidade profissional.