- BR CMV-GO EPT-DSE-107
- Item
- 2014-10
Relações Raciais
Taxonomia
Código
Nota(s) de âmbito
Nota(s) de fonte(s)
Nota(s) de exibição
Termos hierárquicos
Relações Raciais
Termos equivalentes
Relações Raciais
Termos associados
Relações Raciais
15 archival descriptions resultados para Relações Raciais
15 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos
Eixo 3. Este trabalho investigou como a escola, enquanto espaço sociocultural, relaciona-se com a diversidade histórico-cultural na qual se encontra. A finalidade da pesquisa foi perceber se a diversidade local alcançava o trabalho com a temática racial em sala de aula, e como a escola abordava Lei nº 10.639/03.
- BR CMV-GO EPT-DSE-098
- Item
- 2014-10
Eixo 3. Os autores apresentam os aspectos mais relevantes que se destacam na dissertação de mestrado desenvolvida e defendida- em Fevereiro de 2014- enquanto discente do programa de Pós Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da UFRRJ.
A diversidade étnico-racial em escolas privadas confessionais: a propósito da lei 10.639/03.
- BR CMV-GO EPT-DSE-042
- Item
- 2014-10
Eixo 3. Este texto é resultado de uma investigação cujo objetivo principal foi compreender como é realizado o trabalho pedagógico sobre a temática da diversidade étnico-racial em duas escolas privadas confessionais do município de Belo Horizonte, ou mais especificamente, como a Lei nº 10.639/03 está sendo incorporada nas práticas educativas dessas instituições.
- BR CMV-GO EPT-DSE-039
- Item
- 2014-10
Eixo 3. Este é um trabalho de investigação e comparação do ensino da história e cultura afro-brasileiras e africanas por meio de entrevistas junto ao corpo docente de uma escola pública e uma privada da cidade de São Paulo, observação das práticas pedagógicas .
A construção da identidade entre jovens negros do Conjunto Habitacional Palmital – Santa Luzia - MG.
- BR CMV-GO EPT-DSE-038
- Item
- 2014-10
Eixo 3. O estudo tem como proposta abordar a juventude negra e suas estratégias para construção da identidade étnico-racial no conjunto habitacional Palmital localizado na periferia da cidade de Santa Luzia, região metropolitana de Belo Horizonte. Na primeira parte discorre-se sobre a história do conjunto habitacional Palmital, buscando resgatar o processo de instalação do conjunto na região e os seus impactos na experiência juvenil. A segunda parte abordará o que é ser jovem negro no Palmital, mostrando as estratégias utilizadas de uma juventude que tem na origem e no contexto atual do bairro barreiras para seu desenvolvimento. Parte-se da perspectiva de que a construção da identidade negra está intimamente relacionada ao enfrentamento desses problemas.
Práticas pedagógicas na EJA: caminhos afirmativos na construção/ação de uma pedagogia multirracial
- BR CMV-GO EPT-DSE-018
- Item
- 2014-10
O texto objetiva identificar e compreender quais as estratégias desenvolvidas pelos profissionais da educação na construção/ação de práticas pedagógicas voltadas na direção da implementação da Lei 10.639/03 e de suas Diretrizes em uma escola de Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte.
- BR CMV-GO EPT-DNNE-129
- Item
- 2014-10
O Trabalho selecionado apresenta que Em janeiro de 2003, o Governo Federal outorga a Lei 10.639
- BR CMV-GO EPT-DNNE-110
- Item
- 2014-10
O presente estudo descreve as conseqüências da aprovação da Lei 12.711/12 no contexto do mito da democracia racial brasileira que direto e/ou indiretamente tem permitidoa sua revitalização. O estudo faz parte de um conjunto de pesquisas desenvolvidas sobre o sistema de cotas na Universidade Federal do Maranhão que começou desde 2004 quando defendemos uma Dissertação sobre a possibilidade da UFMA em adotar as cotas.
Exibindo 1-10 de 15 resultados