24 descrição arquivística resultados para Religião e Educação

24 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Cultura escolar e práticas educativas na escola estadual cônego monte - Natal/RN.

Sabe-se que a Igreja Católica desde a época colonial exerceu sua influência religiosa e propagou seus ideais através da educação comungando com o Estado brasileiro seu conjunto de práticas. No entanto, após a instauração da República no Brasil, no ano de 1889 e respaldada pela Constituição Federal de 1891, dar-se a separação formal entre Igreja e Estado, pertinentes às competências legais sobre a educação do país, considerando de direto o estado laico, livre de subvenções a quaisquer atividades religiosas, onde nenhuma escola pública poderia abarcar qualquer ensinamento religioso.

Religiosidade afrobrasileira e Lei 10.639/03: algumas considerações.

Este artigo surge como proposta de trazer para a discussão a relação entre alguns elementos que, ao longo da história, têm vivido em constantes desencontros: a escola, com seus saberes formalizados, e as religiosidades de matriz africana, herdadas do longo processo diaspórico vivenciado entre o Brasil e diversas localidades em África. Mesmo sem reconhecer os saberes e fazeres herdados dos negros e negras, a escola, como uma instituição pública, tem recebido, dentre tantos, sujeitos com outras demandas que não aquelas legitimadas pelo currículo e práticas escolares. Como a escola os têm recebido? Mesmo com o aparato da instituição da Lei 10.639/93, juntamente ao parecer CNE/CP 03/2004 e a resolução CNE/CP 01/2004, vemos, ainda, constantes tentativas de silenciamento de qualquer rastro que advenha ou faça alusão à religiosidade de base africana. Para traçar algumas considerações acerca do assunto, trago algumas falas de mães-de-santo da cidade de Nova Iguaçu em conversa anterior para meu trabalho de conclusão da especialização em Diversidade Étnica e Educação Superior Brasileira, cursado na UFRRJ, cujo título foi A Mulher e a religião afrobrasileira: frentes de engajamento socio-cultural. Em meio às conversas com estas mães-de-santo da cidade de Nova Iguaçu, cidade com potente universo de casas de culto aos Orixás, vez ou outra surgiram questões sobre educação. Seja a educação formalizada ou mesmo a que se dá em outros espaços que não a escola, estas mulheres com quem conversei demonstraram preocupações, anseios e vivências relativas a este campo.

Nosso tempo: questões da atualidade.

Apresenta vários artigos publicados semanalmente e que foram reunidos para compor o livro. São artigos que trazem história, educação, Igreja e trabalho pastoral. São “reflexões importantes porque colocam todos os fatos sob a mesma ética fundada no amor ao próximo, na solidariedade, na participação, na inclusão, características do tempo que virá”. (palavras do autor).
Resultados 1 a 10 de 24