- BR CMV-GO EPT-DCO-222
 - Item
 - 2014-10
 
Superdotação
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Superdotação
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O presente artigo tem por objetivo discutir o tema atendimento educacional especializado às pessoas com altas habilidades/superdotação a partir referencial teórico materialista-histórico no qual realizo a pesquisa da dissertação. A partir desse referencial faremos um percurso sobre alguns acontecimentos relacionados à educação e as altas habilidades, no contexto social, econômico e histórico, pois os fatos que emergem com um tema só têm sentido na medida em que são referenciados a uma totalidade que expressa as necessidades do nosso tempo. A ideologia desenvolvida pelas competências e habilidades, não pode ser entendida fora da lógica da divisão do trabalho, mas deve ser analisada dentro das relações sociais e no valor de mercado que as mesmas têm para o capital.
    
    
  Altas habilidades ou superdotação nas políticas públicas nacionais de 1971 a 2013.
- BR CMV-GO EPT-DSE-061
 - Item
 - 2014-10
 
Este trabalho teve por objetivo analisar o percurso da legislação educacional brasileira, pertinente à Educação Especial, de 1971 a 2013 para compreender como esses documentos abordam os direitos, o ensino e o atendimento educacional especializado de educandos com altas habilidades ou superdotação.
    
    
  - BR CMV-GO EPT-DSE-077
 - Item
 - 2014-10
 
O artigo faz uma análise da educação especial no sistema municipal de Cariacica, trago as palavras de Bianchetti e Correia, que nos dizem que precisamos cultivar o olhar do estranhamento. Um olhar que busca compreender as manifestações e, que seja também capaz de questionar o que é posto como natural.
    
    
  A relação familiar para a educação de alunos com altas habilidades/superdotação.
- BR CMV-GO EPT-DSE-095
 - Item
 - 2014-10
 
Nesta contextualização, este trabalho tem como objetivo principal discutir a importância da relação familiar para o empoderamento educacional dos alunos com potencial elevado. Como objetivos específicos: refletir sobre as expectativas dos pais em relação aos filhos com altas habilidades/superdotação e apresentar um caso de aluno apontado com indicadores de altas habilidades/superdotação.
    
    
  Currículo escolar e educação especial: diálogos possiveis.
- BR CMV-GO EPT-DSE-143
 - Item
 - 2014-10
 
O artigo discute  alguns pressupostos da inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, a situação se torna mais complexa.Considerando que estes são sujeitos que trazem percursos de aprendizagem diferenciados, necessidades de acessar uma pluralidade de conhecimentos distantes dos institucionalmente valorizados.
    
    
  