- BR CMV-GO EPT-DCO-236
- Item
- 2014-10
Surdez
Taxonomia
Código
Nota(s) de âmbito
Nota(s) da fonte
Mostrar nota(s)
Termos hierárquicos
Surdez
Termos equivalentes
Surdez
Termos associados
Surdez
16 descrição arquivística resultados para Surdez
Este artigo visa apresentar resultados parciais de pesquisa sobre o conhecimento dos agentes de segurança pública – bombeiros e policiais militares – acerca da comunidade surda do município de Jataí – GO.
- BR CMV-GO EPT-DCO-401
- Item
- 2014-10
Esse artigo possui o objetivo de abordar reflexões sobre um Curso de Aperfeiçoamento em Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado para Pessoas Surdas. Entre as questões que nortearam esse trabalho está: Quais as representações sociais dos professores das escolas públicas sobre a inclusão de alunos surdos na escola regular? Quais são as principais dificuldades para que a inclusão de alunos surdos aconteça? Utilizamos um dos fóruns do curso para apreendermos alguns dos diálogos estabelecidos pelos cursistas no que diz respeito à educação de surdos. O referencial teórico metodológico utilizado foi o das Representações Sociais, na perspectiva moscoviciana. As reflexões e diálogos tecidos pelos sujeitos nos mostram que questões como falta de profissionais, falta de infraestrutura, necessidade de formação docente para atuar com as diferenças foram bastante comentadas no fórum.
- BR CMV-GO EPT-DS-024
- Item
- 2014-10
Este estudo teve como objetivo discutir os efeitos que tem o currículo da escola de surdos na constituição destes bsujeitos ao assentar‐se nos pressupostos da diferença surda. Partiu‐se da materialidade produzida em duas investigações distintas que convergem no interesse por compreender as nuances engendradas nos currículos das escolas de surdos quando investem na produção de sujeitos politizados a partir da noção de diferença surda.
Escolarizaçao inicial: língua de sinais, identidade surda e bilinguismo.
- BR CMV-GO EPT-DS-074
- Item
- 2014-10
O trabalho discute políticas inclusivas, após matrícula de aluna surda na escola pública regular, com a inclusão da Libras como língua de aprendizado e de comunicação. A pesquisa em ação foi realizada por meio da observação participante, com base na perspectiva teórica dos Estudos Culturais em Educação e dos Estudos Surdos, que possibilitou a interlocução com pesquisadores/as surdos e ouvintes.
- BR CMV-GO EPT-DSE-011
- Item
- 2014-10
As discussões e os resultados apresentados no presente trabalho são decorrentes de um processo de pesquisa em nível de mestrado na área da educação de surdos, a partir do qual procuramos realizar um exercício de crítica em relação ao fenômeno da inclusão escolar.
A educação de surdos no brasil: análise de resumos acadêmicos (1987-2010).
- BR CMV-GO EPT-DSE-012
- Item
- 2014-10
Este artigo propõe-se a analisar um conjunto de dados obtidos por meio dos resumos disponibilizados no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES (BRASIL. MEC. CAPES, 2012), no período de 1987 a 2010, a fim de responder quem, quando e o que investiga a educação de surdos nas pesquisas brasileiras.
Surdez e o atendimento educacional especializado: desafios e possibilidades.
- BR CMV-GO EPT-DSE-014
- Item
- 2014-10
O texto se propõe a discutir as questões que envolvem o Atendimento Educacional Especializado e a Surdez, buscando compreender através das narrativas docentes, quais são os principais desafios e as possibilidades do trabalho desenvolvido com os estudantes surdos nas escolas comuns e inclusivas.
- BR CMV-GO EPT-DSE-030
- Item
- 2014-10
Eixo 7. Este escrito é decorrente de pesquisa de doutorado em andamento que tem por objetivo investigar a valorização/desvalorização por adultos surdos da atualmente denominada, estudada e divulgada “cultura surda”, como expressão de identidades construídas em suas trajetórias sociais e educacionais.
- BR CMV-GO EPT-DSE-036
- Item
- 2014-10
A presente investigação de mestrado teve como campo empírico uma instituição escolar, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES)1, elegendo como objeto de pesquisa o desvelamento das redes de poder que estiveram em jogo na construção do projeto bilíngue, no INES, na década de 1990.
Exame nacional do ensino médio (ENEM) e escolarização de estudantes surdos: primeiras aproximações.
- BR CMV-GO EPT-DSE-060
- Item
- 2014-10
O objetivo do presente trabalho é refletir a escolarização e acesso de estudantes surdos ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). É uma pesquisa descritivo-analítica com base documental realizada pela análise dos microdados do Enem e do Censo da Educação Superior (2011 a 2013) referentes aos estudantes surdos.
Resultados 1 a 10 de 16