Tecnologia do Ensino a Distância

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) de fonte(s)

Nota(s) de exibição

Termos hierárquicos

Tecnologia do Ensino a Distância

Termos equivalentes

Tecnologia do Ensino a Distância

Termos associados

Tecnologia do Ensino a Distância

3 archival descriptions resultados para Tecnologia do Ensino a Distância

3 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Tecnologias, trabalho docente e evasão nos cursos de engenharia na modalidade EAD de uma instituição privada do triângulo mineiro, MG.

Este artigo busca mostrar aspectos da educação à distância no cenário educacional. A educação a distância na última década passou por um crescimento muito acentuado, principalmente em relação ao número de cursos ofertados, vagas nas IES e números de alunos matriculados. A Educação a distância não é uma modalidade de ensino recente, muitos investimentos estão sendo realizados nas diversas instituições de ensino, assim foi necessário criar normas e exigências que as mesmas devem cumprir para estabelecer um mínimo de qualidade em seu ensino. No Brasil, uma das primeiras regulamentações que surgiram foi na LDB que não abrangia toda a extensão necessária à essa modalidade. Com a expansão de matrículas nos cursos de EAD, podemos identificar um alto índice de evasão que ocorre nessa modalidade, principalmente nos cursos de Engenharia.

A docência online na educação a distância: uma abordagem instrumental.

O artigo apresenta o recorte de uma pesquisa acerca do trabalho pedagógico da docência online nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). O objetivo geral é analisar a docência online na educação a distância a partir de uma abordagem instrumental. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com observação da prática docente no Sistema UAB, por meio de um curso de especialização ofertado em um de seus polos. A fundamentação teórica adotada nessa pesquisa é a abordagem instrumental proposta por Pierre Rabardel para analisar os elementos constituintes do trabalho pedagógico na docência online. Os resultados concluídos a partir da análise dos estudos sobre as práticas docentes online no Sistema UAB permitiu inferir que a educação online não se distingue da educação presencial, no que diz respeito ao paradoxo entre a pedagogia e a didática.