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Educação, diversidade cultural e jogos dos povos indígenas.

Povos Indígenas. Estes eventos se inserem na perspectiva dos movimentos associativistas étnicos dos povos indígenas. Estão relacionados com diferentes setores da sociedade brasileira, como Comitê Intertribal de Ciência e Memória Indígena, Ministério do Esporte, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, FUNAI, Governo Estadual e Municipal, Universidades, ONGs, meios de comunicação, participantes indígenas e o público de maneira geral. Os Jogos propiciam locais importantes para o ensino-aprendizagem sobre diversidade cultural, práticas corporais, rituais, pinturas corporais, debates sobre diferentes temas realizados nos fóruns sociais. Educação, Jogos dos Povos Indígenas, Diversidade Cultural, Jogos Tradicionais

Inclusão do estudante indígena na universidade: aproximação à realidade Mato-grossense.

Este estudo parte da problemática das relações conflitivas entre os saberes e fazeres biomédicos e os saberes e fazeres da saúde indígena, tendo por referência a análise da realidade apontada em pesquisas com cursos de formação de enfermeiros na Universidade Federal de Mato Grosso. A inclusão do indígena na universidade evidencia a relevância da formação em saúde para os povos indígenas do estado. A pesquisa bibliográfica exploratória realizou-se com o objetivo de levantar a relação entre a educação e a saúde indígena, e foram analisados estudos realizados a partir do programa que visa incluir indígenas no ensino superior. Os dados evidenciam a demanda de formação dos formadores na perspectiva freiriana e educação intercultural, pois visa o reconhecimento do outro, superando a relação de poder estabelecida mesmo quando se objetiva a inclusão social indígena.

Um olhar sobre o processo de alfabetização bilíngue entre os A’uwê Uptabi, realizado nas escolas estaduais indígenas, no município de Campinápolis/MT.

Este resumo inscreve-se em pesquisa maior sobre o processo de alfabetização de alunos A’uwê Uptabi das escolas estaduais indígenas do município de Campinápolis/MT. Os A’uwê Uptabi constituem quase 60% da população deste município, onde está inserida a Terra Indígena (TI) Parabubure. Espera-se com este estudo entender o ensino bilíngue nesse município de maneira a generalizar para outras realidades, de alfabetização monolíngue, sem fundamentos do letramento e contribuir para a melhoria do ensino aprendizagem: tanto da língua Materna quanto da Língua Portuguesa possibilitando ao educando acesso a cultura geral acessado por meio da língua portuguesa escrita. O nosso desejo é entender a experiência desses professores falantes da língua A’uwê, que atuam em escolas bilíngues e quais caminhos seguir para produção de um material didático específico.

Conhecimento OMÁGUA/KAMBEBA na Escola Municipal Três Unidos - AUA KAMBEBA/ Rio Cuieiras/baixo Rio Negro/ Manaus-AM.

O conhecimento sobre a Amazônia e a inquietação sobre seus aspectos sociais ganham mais visibilidade na pesquisa, contribuindo também para a formação dos educadores, incitando a busca por conhecimento acerca das práticas vivenciadas tanto na comunidade, quanto na escola, visando desencadear uma proposta pedagógica na qual se considere o multiculturalismo nas escolas amazônicas.

O movimento dos estudantes indígenas do Amazonas e o sistema de reserva de vagas da universidade do estado do Amazonas.

Este trabalho objetiva compreender o sistema de reserva de vagas da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a atuação do movimento indígena na implantação do sistema de cotas para aos alunos que tivessem concluído o ensino médio em escolas públicas amazonenses

A interface entre a educação especial e educação indígena:um desafio para a formação de professores em Roraima.

O olhar sobre a questão da interface entre a Educação Especial e a Educação Indígena vem se ampliando na ultima década. Estudos e pesquisas desenvolvidas em regiões onde a presença de comunidades indígenas apresenta estruturação mais marcante, com alto índice de presença de indígenas e com a organização desses em movimentos sociais, tem se ampliado significativamente.

A escola itinerante de professores indígenas: o curso de formação da secretaria de educação do Pará - Seduc.

O Trabalho selecionado apresenta a educação constitui um dos direitos fundamentais, cujo objetivo é a sustentação da dignidade e do valor do ser humano através da igualdade de direitos entre homens e mulheres para a promoção do progresso social e melhores condições de vida e liberdade.

A escola como fronteira, a antropofagia enquanto relação  possivel. 

Este ensaio trata do recente processo de implementação de escolas junto as comunidades Guaranis no Rio Grande do Sul. A ideia é tentar compreender a que responde o recente movimento favorável a uma instituição marcada historicamente como instrumento de uma ação violenta de integração indígena a sociedade nacional.
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