Textual

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) da fonte

Mostrar nota(s)

Termos hierárquicos

Textual

Termos equivalentes

Textual

Termos associados

Textual

19 descrição arquivística resultados para Textual

19 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Concepções de formação continuada entre docentes de ensino superior: a educação física em questão.

Esta pesquisa teve como objetivo verificar como os docentes no ensino superior que atuam na formação de professores de Educação Física lidam com a sua formação continuada. Para tanto, a pesquisa de abordagem qualitativa com caráter descritivo teve como universo de pesquisa uma instituição de ensino superior, 12 sujeitos e como instrumento de coleta de dados uma entrevista estruturada com roteiro de 20 perguntas. Observamos que a entrevista possibilitou aos professores uma reflexão da sua atuação como docente e uma autocrítica daquilo que têm realizado dentro e fora de sala. Concluímos que as concepções dos professores sobre formação continuada podem até ser semelhantes, mas a forma como eles a concebem durante a sua carreira são diferentes.

A formação pedagógica de professores na pós-graduação stricto sensu da ciência da saúde de instituições federais de ensino superior.

Este artigo foi organizado a partir de pesquisas sobre docência na educação superior, realizadas desde 2006, por um grupo de pesquisadores vinculados a uma Instituição Federal de Ensino Superior da região sudeste. Para subsidiar as analises e consequentes reflexões, apresentaremos nesse estudo dados obtidos em investigação realizada entre de 2009 e 2014 que objetivou apreender a contribuição dos cursos de pós-graduação stricto sensu, à formação docente na área das ciências da saúde de IFES das regiões sul e nordeste do Brasil. Mapeamos e analisamos os objetivos e as disciplinas de 115 cursos de mestrado e doutorado acadêmico. Os dados revelaram que, em geral, os cursos de pós-graduação ainda não oferecem uma formação preocupada e comprometida com os aspectos didático-pedagógicos.

Percursos do ensino superior em Uberaba: a Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro (1947-1968).

O presente trabalho aborda os resultados parciais de investigação sobre o contexto histórico e as circunstâncias da criação do curso de Odontologia na cidade de Uberaba, sua origem e desenvolvimento, o perfil dos mestres, sua formação e organização, os saberes compartilhados e o perfil do profissional formado (sua origem social e seu destino profissional).

Tecnologias da informação e comunicação e ensino superior: algumas reflexões teóricas e filosóficas.

Apresenta algumas reflexões filosóficas referentes às Tecnologias da Informação e Comunicação e ao ensino superior, cuja interseção é marcada por desacordos e tensões. Compreende-se por “tecnologias”, um conjunto de saberes humanos, historicamente constituído, podendo ainda cumprir a função de “extensões humanas”. Nesse sentido, são examinadas algumas questões teóricas sob um viés filosófico: considerando que a filosofia inspira as atividades e dá sentido às práticas, quando temos consciência da nossa filosofia de ensino e tecnologia, podemos articular nossa própria filosofia pessoal, o que nos ajuda a entender melhor nossa forma de agir e de pensar sobre o uso das tecnologias. Com essa compreensão, aprofunda-se no exame das filosofias de ensino e tecnologia, concluindo, de forma crítica, sobre a necessidade de reflexão para o uso das tecnologias no ensino superior.

Inclusão do estudante indígena na universidade: aproximação à realidade Mato-grossense.

Este estudo parte da problemática das relações conflitivas entre os saberes e fazeres biomédicos e os saberes e fazeres da saúde indígena, tendo por referência a análise da realidade apontada em pesquisas com cursos de formação de enfermeiros na Universidade Federal de Mato Grosso. A inclusão do indígena na universidade evidencia a relevância da formação em saúde para os povos indígenas do estado. A pesquisa bibliográfica exploratória realizou-se com o objetivo de levantar a relação entre a educação e a saúde indígena, e foram analisados estudos realizados a partir do programa que visa incluir indígenas no ensino superior. Os dados evidenciam a demanda de formação dos formadores na perspectiva freiriana e educação intercultural, pois visa o reconhecimento do outro, superando a relação de poder estabelecida mesmo quando se objetiva a inclusão social indígena.

A Universidade Federal de Goiás e a expansão do ensino superior.

Considerando a expansão do ensino superior brasileiro, sobretudo a partir dos anos 2000, este artigo tem como objetivo problematizar esse processo em Goiás a partir do Reuni. Nesse sentido, busca compreender as características desse processo no âmbito da única universidade federal do estado, a Universidade Federal de Goiás.

O movimento dos estudantes indígenas do Amazonas e o sistema de reserva de vagas da universidade do estado do Amazonas.

Este trabalho objetiva compreender o sistema de reserva de vagas da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a atuação do movimento indígena na implantação do sistema de cotas para aos alunos que tivessem concluído o ensino médio em escolas públicas amazonenses

Equidade no ensino superior: as cotas para pessoas com deficiência.

A equidade na educação passa pela inclusão dos alunos com deficiência em todas as etapas de ensino. A educação para pessoas com deficiência no Brasil com foco na educação superior ainda é recente, devido às dificuldades enfrentadas por essas pessoas na inclusão em sua escolarização no ensino básico e, consequentemente, a continuidade dos estudos no nível superior, bem como as barreiras existentes no acesso, ingresso, permanência e conclusão do curso nas Instituições de Ensino Superior (IES).
Resultados 1 a 10 de 19