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A situação do profissional intérprete de libras nas escolas de João Pessoa/PB.

Abordar o tema sobre a atuação do profissional intérprete da Língua de Sinais no ambiente escolar é de fundamental importância, haja vista, que tal profissional vem contribuindo de forma significativa na mediação entre pessoa surda/ouvinte ou ouvinte/surda. Sendo assim, é pertinente conhecermos como vem se dando esse processo em pleno século XXI.

Os jovens da EJA e os processos de inclusão/exclusão na escola.

A discussão acerca da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os processos de inclusão e exclusão pelo qual passam os sujeitos implica conhecer os jovens que estão nessa modalidade de ensino, que se encontram e vivenciam aprendizagens na escola da EJA. Partes e de concepções que circundam essa faixa etária, seguindo para questões mais específicas que consideram a escolarização e a situação de fracasso que, historicamente, vivenciam e tem se tornado uma problemática que o envolve o debate desse formato de ensino.

Usos dos celulares em escolas públicas.

dispositivos móveis que os estudantes têm e levam com eles para o ambiente escolar.As bases metodológicas da investigação seguiram a abordagem qualitativa. Os procedimentos de coleta de dados incluíram a observação direta nas salas de aula, na entrada e saída, nos intervalos de recreio, as quais foram anotadas em protocolos de registro e aplicação de questionário para 1022 alunos.A pesquisa levou em consideração os estudos teóricos de Lemos (2004, 2009), Santaella (2007), Nicolaci-da-Costa (2004), Moura (2009,2010), Caron e Caronia (2005) . Com os celulares sempre por perto, os jovens estão imersos num ecossistema de comunicação multimídia, com experiência cultural difusa e descentrada que ocasionam conflitos dentro e fora da sala de aula.

Projetos ambientais empresarias e a inserção de artefatos culturais no ambiente escolar.

Este estudo é resultado parcial de uma pesquisa de mestrado, onde foram analisados três projetos ambientais empresariais presente nas escolas públicas do município de Uberlândia. Utilizou-se como recurso metodológico análise de discurso presente no material de divulgação dos projetos, como: sites das empresas e material de apoio aos professores. Entendemos estes materiais como artefatos culturais e que influenciam na produção de subjetividade, sendo assim, foi possível delinear um posicionamento crítico acreditando contribuir com os profissionais da educação mediante tal situação. Consideramos que as escolas precisam de autonomia na elaboração, execução e acompanhamento de projetos ambientais, rompendo com uma educação imposta e que não permite diálogo, crescimento e contextualização.