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A proposta de atendimento educacional especializado para crianças surdas em uma escola de educação infantil de Vitória/ES.

Eixo 7. O texto aborda os aspectos que envolvem a comunicação entre professor e aluno surdo _ criança ou adulto, bem como o desenvolvimento do processo de aprendizagem tornam-se viáveis quando se respeita a especificidade do aluno e quando suas necessidades reais são compreendidas. Insistimos que para que uma pessoa ouvinte possa se comunicar com uma criança surda, alguns elementos são fundamentais, entre eles, a língua de sinais. Neste texto, dispusemonos a discutir sobre a proposta de atendimento educacional especializado para a criança surda, tendo em vista que o mesmo deve complementar as práticas curriculares da sala de atividades, bem como ensinar a língua de sinais. Observamos que, mesmo com as mudanças paradigmáticas acontecendo e os modelos de atendimento à pessoa com deficiência sofrendo transformações ao longo de décadas, ainda notamos que existem desafios a serem enfrentados sobre a inclusão escolar. Um deste refere-se à questão: Como a criança surda, sujeito da educação especial, pode ser incluída na escola? Apesar de diversas convenções pelo mundo em favor dos direitos das pessoas com deficiência ou excluídas fazerem usos de várias terminologias quanto ao sujeito que necessita de educação especial, ainda não parece claro quem são os sujeitos da educação especial e o papel dessa educação, especializada, para as diferentes necessidades.

Formação de professores do atendimento educacional especializado para alunos surdos em São Bernardo do Campo.

O trabalho objetiva delinear o funcionamento do AEE na perspectiva da Educação Inclusiva em SBC; compreender como ocorre a formação dos professores que atuam no AEE a alunos surdos e contribuir para a reflexão acerca da política de formação para estes professores.

O processo de aquisição da leitura e da escrita em Língua Portuguesa.

O texto apresenta uma síntese acerca do processo de aquisição da leitura e da escrita em Língua Portuguesa por surdos tem sido objeto de estudo e de preocupação entre os pesquisadores da área. O autor destaca a precariedade de acesso à apropriação da linguagem escrita e as inadequadas condições a que a maioria dos surdos é exposta colocam-se como um desafio a ser enfrentado.

Tendências temáticas da produção acadêmica sobre a educação de surdos.

Eixo 7. Este estudo objetivou identificar as tendências temáticas da produção acadêmica sobre o tema educação de surdos, considerando-se as teses e dissertações constantes no Banco de Teses da CAPES segundo o ASSUNTO Educação de surdos e ANO BASE 2005 a 2009. Constituiu-se em uma investigação de abordagem qualitativa, de caráter exploratório descritivo e natureza bibliográfica.

O bebê surdo na educação infantil: um olhar sobre inclusão e práticas pedagógicas.

Eixo 7. O trabalho analisa como ocorre a inclusão de dois bebês surdos (de 1 ano) na educação infantil do município de Vitória/ES. Como aporte teórico foi utilizada a perspectiva Histórico-Cultural do desenvolvimento humano, sob a perspectiva de que o sujeito se constitui nas relações sociais.

Educação de alunos surdos: desafios da inclusão na contemporaneidade.

O artigo se refere à pesquisa de mestrado em que foi realizado um estudo sobre a educação como possibilidade de emancipação do indivíduo, analisando a inclusão dos alunos surdos e/ou com deficiência auditiva no Colégio Estadual Pandiá Calógeras/SG/RJ vinculado à Coordenadoria Metropolitana II da Secretaria de Estado de Educação/SEEDUC-RJ.

Exame nacional do ensino médio (ENEM) e escolarização de estudantes surdos: primeiras aproximações.

O objetivo do presente trabalho é refletir a escolarização e acesso de estudantes surdos ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). É uma pesquisa descritivo-analítica com base documental realizada pela análise dos microdados do Enem e do Censo da Educação Superior (2011 a 2013) referentes aos estudantes surdos.

A construção do projeto bilíngue para surdos no Colégio de Aplicação do Instituto Nacional de Educação de Surdos, na década de 1990.

A presente investigação de mestrado teve como campo empírico uma instituição escolar, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES)1, elegendo como objeto de pesquisa o desvelamento das redes de poder que estiveram em jogo na construção do projeto bilíngue, no INES, na década de 1990.

Valorização/desvalorização de uma cultura própria da surdez por indivíduos surdos: a construção social das identidades.

Eixo 7. Este escrito é decorrente de pesquisa de doutorado em andamento que tem por objetivo investigar a valorização/desvalorização por adultos surdos da atualmente denominada, estudada e divulgada “cultura surda”, como expressão de identidades construídas em suas trajetórias sociais e educacionais.

Surdez e o atendimento educacional especializado: desafios e possibilidades.

O texto se propõe a discutir as questões que envolvem o Atendimento Educacional Especializado e a Surdez, buscando compreender através das narrativas docentes, quais são os principais desafios e as possibilidades do trabalho desenvolvido com os estudantes surdos nas escolas comuns e inclusivas.
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