O Trabalho selecionado apresenta A educação popular até os anos 40 era concebida numa perspectiva extensionista da educação formal para todos, especialmente para parcelas da população localizadas nas periferias das cidades e/ou para a população da zona rural.
O documento apresenta o projeto elaborado por José Pereira Peixoto Filho sobre o MEB no período de 1961 á 1966. Em anexo duas cartas de indicação do projeto.
O documento é parte de um amplo projeto de reconstituição e de análise dos diversos movimentos de cultura e Educação Popular que existiu no Brasil no início dos anos sessenta, apresenta os acervos do CEDI Rio de Janeiro sobre cultura popular.
O documento apresenta as ideias geradoras sobre; Cultura Popular segundo os autores: Estevam Martins e Ferreira Gullar. Conceitos assumidos; pelo CPC da UNE, manifesto de 1962, MEB e MCP. Sistema Paulo Freire; conscientização e alfabetização: uma nova visão do processo; fundamentação teórica do Sistema Paulo Freire de Educação; Educação de adultos e unificação da cultura; conscientização e alfabetização: uma visão prática do sistema Paulo Freire. Movimento de Educação de Base; educação e conscientização, visão do trabalho educativo, relatório do II Encontro de Animação Popular, Animação Popular. Esforço de União e Integração; Encontro Nacional de Alfabetização e Cultura Popular/Resoluções. Revisão dos anos 60, nos anos 60; Cultura Popular: esboço de uma resenha critica.
O documento apresenta uma análise acerca da situação de desigualdades, injustiças e opressão na América Latina, e o papel da Educação Popular nesse contexto.
O documento apresenta os relatórios das verbas destinadas ao MEB em 1966, as escolas, os monitores e alunos concluintes do MEB em 1966, anexo sobre a experiência de educação popular, emissoras a disposição do MEB até dezembro de 1966 e as perspectivas para 1967
O documento trata sobre o surgimento dos inúmeros movimentos de alfabetização de cultura popular no Brasil e a necessidade de se promover um Encontro de âmbito Nacional.