A formação continuada em Mato Grosso segue duas vertentes principais. De um lado temos a formação organizada pelo SINTEP/MT, que visa principalmente trabalhar com a formação política dos militantes. Do outro temos a formação dada pelo órgão governamental, que é o CEFAPRO. Nesta pesquisa pretende-se pontuar as principais características da formação dada pelo sindicato, por meio dos seus cadernos de formação. Pontuarei a organização, o por quê de terem sido adotados pela CNTE e como são utilizados para a formação dos militantes. A formação dada pelo CEFAPRO caracteriza-se por uma formação mais prescritiva e não avança com a leitura e estudos que aprofundam as questões políticas na educação. E aquilo que inicialmente foi uma bandeira de luta, empobreceu os debates e as discussões políticas entre os profissionais da educação.
O documento relata os trabalhos realizados pelo MEB em 1962, os treinamentos, encontros de sindicalismo, caravana popular da cultura, as colaborações com outras entidades e o I encontro de coordenadores. Apresenta também o balanço geral do patrimônio ativo e passivo.
Carta-relatório da análise sintética e histórica de alguns acontecimentos sobre o sindicalismo rural por Luiz Eduardo Wanderley e que foi lido na reunião do Conselho Diretor Nacional do Movimento de Educação de Base, realizada em agosto de 1964.
Trata-se de um pequeno texto que fala sobre a sindicalização rural: como teve início, legislação, objetivos, planejamento, situação atual e técnica de ação.
Esse boletim apresenta informações sobre o Encontro Nacional da RENEC, Relatórios, Cultura popular, MEB-SEC, Voz do Brasil, Sindicalismo, Treinamento, I Encontro Nacional de Alfabetização e Cultura, Bibliografia para o pré-encontro.
O documento relata algumas reflexões sobre as tensões que marcam o mundo moderno. Problemas do Subdesenvolvimento; Realidade Internacional e Brasileira.