- BR CMV-GO EPT-DCO-169
- Item
- 2014-10
Textual
Taxonomia
Código
Nota(s) de âmbito
Nota(s) da fonte
Mostrar nota(s)
Termos hierárquicos
Textual
Termos equivalentes
Textual
Termos associados
Textual
9 descrição arquivística resultados para Textual
9 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos
Este trabalho voltou-se para a investigação de coleções didáticas na busca pelo modo como o tema/conteúdo corpo humano e sexualidade é apresentado em livros de Ciências destinados ao(a) docente, dos anos finais do ensino fundamental. A proposta de investigação situa-se no campo da pesquisa qualitativa, com uso da análise documental das obras didáticas de Ciências do ensino fundamental, mais adotadas na rede pública municipal de ensino da cidade de Uberlândia-MG. Em regra geral, o tema corpo humano tem sido apresentado pelas obras tanto nos anos iniciais quanto nos anos finais, a partir das noções da Anatomia, Fisiologia e sua relação com a Saúde; quanto a abordagem da sexualidade é, geralmente, vinculada a noção de sexo biológico, e tratada quando os livros abordam o tópico referente ao sistema reprodutor humano.
I Guerra Mundial (1914 - 1918): um accident no livro didático britânico.
- BR CMV-GO EPT-DCO-191
- Item
- 2014-10
Este artigo expõe que o livro didático é uma fonte documental relevante para a História da Educação, dentro da perspectiva da Nova História Cultural.
- BR CMV-GO EPT-DCO-247
- Item
- 2014-10
O presente texto apresenta parte da pesquisa que investiga como o negro é retratado nos livros didáticos de História dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental adotados nas escolas da rede municipal de Ladário-MS após a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira estabelecidas na Lei 10.639/03. Aborda-se o percurso histórico do livro didático no Brasil e a proposta do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). As análises preliminares apontam que os livros didáticos adotados, apesar de aprovados pelo PNLD, não estão de acordo com a proposta do edital de seleção, pois retratam os negros apenas como pessoas que vieram para o Brasil como escravas e que trouxeram com elas comidas, danças típicas e palavras de mesma origem. O negro não é representado em nenhum outro contexto de trabalho a não ser o trabalho escravo. Busca-se com esse estudo apontar não apenas o fato de que os negros não têm suas imagens valorizadas nos livros didáticos, mas despontar as várias tensões que permeiam esta ocorrência.
O manual católico de história e historiografia educacional das Irmãs de Santo André.
- BR CMV-GO EPT-DCO-284
- Item
- 2014-10
Este artigo visa apresenta resultado parcial de uma pesquisa de doutorado, sobre o manual didático católico das Madres Peeters e Cooman, titulado “Pequena História da Educação”.
Letramento(s) a partir de livros didáticos de língua portuguesa.
- BR CMV-GO EPT-DCO-315
- Item
- 2014-10
Este trabalho faz parte de uma pesquisa em desenvolvimento, na qual discutimos o(s) tipo(s) de letramento(s) a partir de livros didáticos de língua portuguesa. Logo, nosso objetivo principal no XII Encontro de Pesquisa em Educação Centro-Oeste é socializarmos as nossas primeiras impressões sobre essa pesquisa em andamento e colhermos informações do grupo de discussão a fim de verificarmos se os alunos dos cursos à distância estão saindo do ensino médio letrados digitalmente para atuar no ensino superior em um contexto digital. A base teórica ampara-se em autores da área de Educação, Filosofia da Linguagem e Linguística e Novas Tecnologias. A metodologia se insere no paradigma qualitativo e tem um caráter bibliográfico e documental. Portanto, esse encontro será enriquecedor para a nossa pesquisa.
- BR CMV-GO EPT-DCO-424
- Item
- 2014-10
É tarefa da escola, como agência institucionalizada de letramentos, formar os cidadãos para o uso social da escrita em todos os âmbitos em que estes precisem atuar. No contexto educacional o trabalho docente é desenvolvido a partir da seleção de materiais que serão apresentados aos alunos para o trabalho cotidiano. Neste ambiente são desenvolvidas atividades de cunho pedagógico, cujo objetivo é contribuir para que os aprendizes desenvolvam suas capacidades de lidar com as diversas realidades, inclusive a linguística. Durante muito tempo o material didático utilizado nas aulas de língua materna privilegiou a linguagem erudita, considerando como incorretas todas as produções em que se fazia uso de outras variantes que não a norma padrão.
- BR CMV-GO EPT-DCO-475
- Item
- 2014-10
Este texto traz o resultado parcial de uma pesquisa cujo objetivo é investigar a influência da organização do conteúdo do livro didático de matemática na prática dos professores que ensinam matemática no Ensino Fundamental, em especial o conteúdo de geometria. A pesquisa se justifica pelo fato de o livro didático ainda ser, visivelmente, o material de apoio mais utilizado em sala de aula, quando não o único, e que, portanto, merece atenção especial de educadores e pesquisadores de todas as áreas do conhecimento. O referente estudo tem como base os pressupostos da abordagem qualitativa, e como instrumentos de coleta de dados, a entrevista, a observação e a análise documental. Durante as observações foi possível perceber que, apesar do professor ter domínio de conteúdo e autonomia para selecionar os temas, há momentos em que se faz necessário recorrer ao livro didático.
- BR CMV-GO EPT-DS-060
- Item
- 2014-10
O presente artigo resulta de uma pesquisa documental com livros de leitura da Primeira República que tiveram sua primeira publicação entre 1900 a 1917. Nessa época, o nacionalismo tomava nova força e alguns intelectuais brasileiros, influenciados pelo Positivismo europeu, acreditavam que o país não poderia progredir em virtude de sua formação étnica.
Conjunto Didático "Benedito e Jovelina".
- BR CMV-GO MEB-OFP-PPP-PMD-003
- Item
- [1966]
Livro didático “Benedito e Jovelina”, utilizado nas escolas radiofônicas.