Textual

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) da fonte

Mostrar nota(s)

Termos hierárquicos

Textual

Termos equivalentes

Textual

Termos associados

Textual

16 descrição arquivística resultados para Textual

16 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

* Currículo e a formação inicial do professor para Educação Inclusiva * da pessoa com deficiência intelectual na educação básica.

Este trabalho problematiza a inclusão da pessoa com deficiência no ambiente escolar. O objetivo é identificar e caracterizar, por meio de pesquisa documental, a formação docente para inclusão da pessoa com deficiência intelectual nos currículos de formação inicial. A pesquisa foi delimitada em uma instituição particular de ensino superior em Barra do Garças/MT e foram analisados os Projetos Pedagógicos de Cursos de licenciatura na perspectiva de entender como se dá a preparação dos professores para o atendimento ao aluno com deficiência intelectual na educação básica.

A formação pedagógica de professores na pós-graduação stricto sensu da ciência da saúde de instituições federais de ensino superior.

Este artigo foi organizado a partir de pesquisas sobre docência na educação superior, realizadas desde 2006, por um grupo de pesquisadores vinculados a uma Instituição Federal de Ensino Superior da região sudeste. Para subsidiar as analises e consequentes reflexões, apresentaremos nesse estudo dados obtidos em investigação realizada entre de 2009 e 2014 que objetivou apreender a contribuição dos cursos de pós-graduação stricto sensu, à formação docente na área das ciências da saúde de IFES das regiões sul e nordeste do Brasil. Mapeamos e analisamos os objetivos e as disciplinas de 115 cursos de mestrado e doutorado acadêmico. Os dados revelaram que, em geral, os cursos de pós-graduação ainda não oferecem uma formação preocupada e comprometida com os aspectos didático-pedagógicos.

Agressividade escolar: bullying e saberes docentes.

O presente artigo foi elaborado a partir do estudo de caso realizado em uma escola pública estadual de Goiânia, em 2012. Bullying é um problema que afeta vários setores da sociedade, entre eles o ambiente escolar. Este trabalho tem como objetivo conhecer a percepção e atuação dos professores frente aos casos de bullying em sala de aula. Trata-se de uma investigação de caráter qualitativo em que participou do estudo um grupo formado por 9 professores e 79 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados entrevistas e um questionário contendo perguntas abertas e fechadas. Os dados revelaram que os saberes docentes necessários à prevenção do bullying na escola, não são garantidos a todos os professores por meio de cursos de formação inicial ou continuada. Esses sujeitos lidam com a violência na escola fundamentados em saberes construídos da experiência no quotidiano escolar.

Contribuições de Vigotski para os programas de formação e desenvolvimento docente.

O presente artigo é uma pesquisa teórico-bibliográfica cujo objetivo é analisar aspectos da formação e do desenvolvimento docente, enfocando as características dinâmicas, contextualizadas, dialógicas, colaborativas, significativas e contínuas desse processo e associá-los às teorias de Vigotski sobre desenvolvimento e aprendizagem, sobre mediação e interação e sobre a zona de desenvolvimento próximo. A problemática norteadora desse trabalho refere-se ao seguinte questionamento: como a Psicologia Educacional, por meio das concepções de Vigotski sobre mediação, desenvolvimento e aprendizagem, pode contribuir para os programas de formação e desenvolvimento docente? A conclusão sucedida a partir dessa problemática é que as concepções de Vigotski supracitadas podem ser integradas aos estudos sobre formação e desenvolvimento docente objetivando reforçá-los e contribuir para sua efetivação.

Interculturalidade e formação de professores para a implementação da lei 11.645/08 nas escolas: algumas proposições.

formação de professores para implementação da Lei 11.645/08. O Curso de Formação foi organizado pelo Grupo de Pesquisa e demais órgãos estaduais voltados à formação de professores da Educação Básica. Para o texto, trazemos um recorte dos discursos dos alunos sobre os indígenas para compreender como suas falas evidenciam a visão estereotipada e preconceituosa mato-grossense. O curso e seus desdobramentos oportunizaram aos alunos uma vivência intercultural com os indígenas nos XII Jogos dos Povos Indígenas. A metodologia desta pesquisa é qualitativa. Ao se refletir sobre conceitos de interculturalidade constrói-se um espaço dialógico intercultural que humaniza as relações sociais e oportuniza a educação intercultural escolar.

Práticas de ensino dos acadêmicos dos cursos de licenciatura.

Este artigo tem como objetivo analisar as práticas de ensino desenvolvidas pelos acadêmicos dos cursos de licenciatura em Letras e Geografia, de uma Instituição Federal de Ensino, durante a regência no estágio supervisionado na segunda etapa da Educação Básica, nas escolas estaduais de Barra do Garças/MT. A metodologia utilizada foi a qualitativa e os procedimentos foram de observação, entrevista e análise de documentos. O referencial teórico pautou-se em autores como Veiga, Pimenta, Vygotsky, Davídov, entre outros. Os resultados preliminares indicam que os acadêmicos reproduzem, durante a regência, as práticas de ensino que vivenciaram durante a formação escolar. Isso implica dizer que ensinam, basicamente, a partir da exposição da definição de conteúdos e, na sequência, de uma lista de tarefas de fixação que a maioria dos alunos responde, se estiverem condicionadas a uma nota.

As narrativas das bolsistas sobre as contribuições do PIBID para a aprendizagem da docência.

A presente pesquisa tem como objetivo analisar as implicações formativas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a aprendizagem da docência por meio das narrativas de bolsistas de iniciação à docência do subprojeto de Biologia e Química do IF Goiano, GO. A investigação de natureza qualitativa caracterizou-se pelo uso das narrativas como estratégia de investigação, sendo conduzida pelas seguintes questões norteadoras: Quais as contribuições do PIBID para a aprendizagem da docência? Quais aprendizagens estão sendo construídas no PIBID? Quais as motivações dos bolsistas para a inserção no PIBID? De modo geral, os bolsistas apontam que o PIBID tem papel relevante em sua formação, interligando a teoria e a prática na formação docente e possibilitando a vivência de várias aprendizagens da docência no contexto da escola por meio de leituras, contato com alunos e sala de aula da Educação Básica.

Cenas escolares vivenciadas por travestis: desafios à formação docente.

As lembranças relatadas e vivenciadas pelas travestis no espaço escolar nos dizem e indicam possibilidades de tencionar a formação docente. Este trabalho apresenta reflexões acerca das cenas escolares vividas e expressadas, por travestis da cidade de Ituiutaba/MG, de forma a demarcar alguns processos de regulação de suas condutas, discriminações e os modos de subjetivação. Utilizamos a perspectiva metodológica da pesquisa qualitativa, realizando entrevistas semiestruturadas. As informações foram analisadas fundamentando-se na técnica de Análise de Conteúdo. As análises evidenciam que as relações entre a escola e as experiências da travestilidade estabelecem-se no campo do estranhamento e da tensão, ocasionando a rejeição e a exclusão desses sujeitos, por meio das violências e práticas pedagógicas, associadas às regulações e normatizações de suas condutas.

Diálogos sobre sexualidade com licenciandos/as bolsistas do PIBID – subprojeto biologia.

Este trabalho é parte de uma pesquisa mais ampla e propõe apresentar o perfil dos/as bolsistas do PIBID/ Biologia e os lugares e modos onde aprendem sobre sexualidade. Tratou-se de pesquisa qualitativa com uso de questionário, entrevista e grupo focal. A noção de discurso sobre sexualidade orientou-se pela perspectiva de que estes localizam-se nos mais diversos espaços de convivência, modelando comportamentos e gerando outros discursos tendo como base teórica estudos de Foucault. Os/as licenciandos/as são jovens, a maioria do sexo feminino, heterossexuais, solteiros/as e, ligados/as a alguma religião. Eles/as buscam informações sobre sexualidade na internet, mídia em geral e ensino superior; também indicam com menor expressividade, amigos, família e a educação básica como fontes de aprendizagem.

Exigência da qualidade no campo da pós-graduação: a proposta contra-hegemônica.

graduação no decorrer dos anos de 1990. Contraditoriamente, o conceito acabou comprometendo o rigor e a relevância da produção no campo da educação, exigindo maior reflexão sobre o que a “qualidade” solicitada e suas demanda para a produção da área. Essa preocupação tem perpassado vários os estudos que têm analisado as bases epistemológicas da produção. Percebemos que a análise desse movimento nos ajuda à redefinir o conceito de “qualidade”, só que a partir de uma perspectiva contra hegemônica. Nesse sentido, desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica sob as orientações da dialética, que busca compreender e analisar o conceito hegemônico de qualidade para formular as bases de um novo conceito de “qualidade contra hegemônico” que toma a educação como bem comum.
Resultados 1 a 10 de 16