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Perfil docente: singularidades de uma escola de prestígio.

Neste trabalho são analisados dados coletados por um survey aplicado no Colégio Militar de Campo Grande, 3º lugar no ranking do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Além do survey, foram realizadas quatro entrevistas semiestruturadas/não-diretivas com professores. Buscou-se compreender como se constitui o perfil docente dessa escola de prestígio e que estratégias são adotadas na sua formação continuada. Como aporte teórico operou-se com os estudos de Pierre Bourdieu e seus interlocutores. O estudo sinaliza que o corpo docente de uma escola de prestígio desempenha papel importante para que seus alunos construam uma trajetória escolar de sucesso, como também, as características familiares dos discentes, a infraestrutura dessas instituições de ensino e o seu corpo de gestores são decisivos para obtenção desse sucesso.

As contribuições do estágio supervisionado para a formação das discentes do curso de pedagogia: um olhar para os relatórios de estágio.

O objetivo do artigo é identificar, nos relatórios de estágio, as contribuições das atividades desenvolvidas no estágio para a formação dos estudantes do curso de Pedagogia. Dialogouse sobre o estágio e a identidade docente com Calderano, Pimenta, Bolívar e Tardif; e para análise documental com Cellard. Foram analisados os relatórios de três estudantes de uma instituição particular que ainda não tinham experimentado a docência. Planejar e organizar as atividades a serem realizadas e adequá-las ao nível intelectual dos estudantes é um indicativo de formação dessas estagiárias que foram adquirindo autoconfiança e aprendendo com os estudantes. Reconhecer que se aprende com os estudantes é fundamental, pois é na relação com o outro que se ensina e se aprende, que se formam concepções, conceitos, valores, crenças, dentre outros, ou seja, a formação identitária é situada.

A identidade docente nas narrativas ribeirinhas: imagens e representações de professores/as na comunidade do Rio Quianduba, Abaetetuba/PA.

A intenção com esta pesquisa materializou-se pela necessidade de refletirmos sobre as imagens e representações que constituem a identidade docente nas narrativas dos sujeitos sociais da escola ribeirinha, percebendo como essas imagens eAluna do Programa de Pós- Graduação em educação e Cultura/UFPA-Cametá, Pedagoga, professora da rede municipal de Abaetetuba/PA 2 Pós-Doutor em Ciências da Educação, Doutor em Ciências Humanas e Educação/PUC-Rio, Professor da Universidade Federal do Pará.